Notícias

Incentivo ao empreendedorismo na Grande Efapi

Como registrar-se como microempreendedor individual (MEI) foi destaque de reunião realizada na última semana, na Biblioteca Itinerante, no loteamento Colatto em Chapecó. O encontro foi promovido pelo Sebrae/SC, com apoio da Sala do Empreendedor de Chapecó e da organização não governamental (ONG), e teve o objetivo de esclarecer dúvidas, apresentar as vantagens de ser MEI e formalizar novas parcerias na Grande Efapi.

O presidente da Biblioteca Itinerante, Paulo Cesar Pompermayer, ressaltou a importância da parceria com o Sebrae/SC para proporcionar conhecimento aos empreendedores da Grande Efapi. “O encontro foi produtivo e incentivou a formalização dos gestores. Os participantes agradecerem a atuação do Sebrae/SC em auxiliar o desenvolvimento dos pequenos negócios”, explicou.

Os pré-requisitos para ser um MEI são: faturamento bruto anual de R$ 81 mil; não ser sócio ou titular de outra empresa; não possuir filial; ter no máximo um empregado e estar enquadrado em uma das 400 atividades permitidas pela Lei Complementar nº 128/2008, que alterou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123/2006) e que criou a modalidade jurídica de microempreendedor individual.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/SC, Maria Inês Greggianim, as vantagens de ser MEI, estão relacionadas a posse de CNPJ; emissão de nota fiscal, mas sem obrigação de emissão para pessoas físicas; possibilidade de vender para órgãos públicos; vendas utilizando cartões e emissão de boletos; acesso às linhas de crédito; dispensa de escrituração contábil; pagamento unificado e simplificado de impostos, isenção de impostos federais; e cobertura previdenciária.

Entre as responsabilidades de ser MEI estão: recolher a contribuição mensal (DAS) até o dia 20 de cada mês; fazer a Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI) no prazo estabelecido pela Receita Federal, informando o faturamento bruto do ano anterior; renovar anualmente os alvarás; comprar sempre com nota fiscal e guardá-las; preencher e guardar o relatório de receitas brutas todo mês; e registrar, caso haja, formalmente o empregado e pagar os encargos.

SALA DO EMPREENDEDOR

A Sala do Empreendedor de Chapecó, situada no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, é um espaço de contato permanente e direto entre o poder público e os empresários. Além do auxílio burocrático, a estrutura busca agregar outras agendas estratégicas para o desenvolvimento do município.

Também no local, o empresário tem acesso as oportunidades de capacitação e consultorias sobre os mais variados aspectos que envolvem a formalização de negócios. Mais informações pelo telefone (49) 3319-1028. (Informações MB Comunicação).

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios