EconomiaNotícias

São João do Oeste otimiza o turismo

Para fomentar o turismo, ampliar os investimentos no setor e diversificar as atrações turísticas, a Prefeitura de São João do Oeste, com apoio do Sebrae/SC e do Conselho Municipal de Turismo, lançou nesta semana o projeto de elaboração do Plano Municipal de Turismo. Participaram do evento lideranças públicas municipais, empresários e empreendedores.

São João do Oeste, no extremo oeste de Santa Catarina, tem aproximadamente 6,5 mil habitantes e possui um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 179 milhões, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste ano o município está preparado para receber aproximadamente 100 mil turistas, atraídos, principalmente, pelas águas termais.

Na primeira etapa, as consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Hall Silvia Nowalski realizarão o inventário turístico do município, que compreende a identificação no território dos atrativos e dos potenciais que poderão se desenvolver a longo prazo. Em paralelo seraá elaborada uma análise de mercado regional para definir um diferencial do município.

Para o prefeito, Fernando Bisigo, o início dos trabalhos para elaboração do Plano Municipal de Turismo representa um marco para a evolução do município que viabilizará futuramente a captação de recursos federais. “Nossa intenção é atrair investimentos e fomentar o turismo rural, pois o município tem sua economia baseada do setor agropecuário”, explicou.

O assessor de planejamento, gestão e economia Vanei Rogério Ritter relatou que São João do Oeste recebe um número considerável de turistas todos os anos, porém necessitava organizar e planejar ações para recepcioná-los cada vez melhor. “De imediato precisamos proporcionar mais atrativos turísticos, seja na área rural, cultural ou histórica, além de aprimorar a qualidade do atendimento dos prestadores de serviços do comércio local”, explicou.

Segundo o gerente regional Extremo Oeste do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, “o município está preparado para receber 100 mil turistas neste ano, o que é um feito inédito para a região e reflete no desenvolvimento de seu potencial com competência. Contudo, precisamos pensar no futuro, pois o município é uma âncora para o turismo no Extremo Oeste, ao receber turistas do Brasil, da Argentina, do Paraguai e outros países da América do Sul”, avaliou.

Trennepohl relatou que o Sebrae/SC está presente desde o início das atividades de desenvolvimento e de fomento do turismo em São João do Oeste. “Realizaremos um planejamento voltado às demandas futuras, porém sem esquecer de pontuar medidas no curto e médio prazo.  Para isso, contamos com a contribuição dos integrantes do Conselho Municipal, do Poder Público e da Associação Comercial e Industrial, na elaboração do planejamento estratégico voltado ao crescimento e o aprimoramento do setor no município. Temos certeza que, atuando em conjunto, colheremos resultados ainda melhores nos próximos anos”, antecipou. (Informações MB Comunicação). 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios