GeralSaúde

Setembro Amarelo: Orientação previne suicídio

No sábado (21) as equipes da Secretaria de Saúde de Chapecó estiveram na Praça Coronel Bertaso distribuindo material informativo e orientando as pessoas sobre o Setembro Amarelo – um mês de prevenção ao suicídio. De acordo com o Ministério da Saúde, o suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Mas o suicídio pode ser prevenido! Por isso, a Administração Municipal de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante o mês de setembro diversas ações e atividades para divulgar essa temática.

Além disso, uma campanha publicitária vai apresentar essa problemática visando alertar para os sinais e mostrar os caminhos para quem necessita de ajuda. Com o enfoque principal na frase “Você não está sozinho” a campanha mostrará que o suicídio é um grave problema com consequências irreparáveis. Terá um destaque especial para os sinais apresentados pelas pessoas, entre eles: desequilíbrio das emoções; isolamento social; desejo de “dormir para sempre”; desejo de fugir e desaparecer; expressão de “não aguentar mais a vida”; ideia de morte; uso de álcool e outras drogas; histórico de tentativas de suicídio. E também destacará os locais onde os pacientes podem buscar auxílio. Em um dos 26 Centros de Saúde da Família; Rede de Atenção Psicossocial – CAPSi, CAPS AD, CAPS II; Rede de Urgência e Emergência – UPA, PA e hospitais; e CVV – Centro de Valorização a Vida, através do telefone 188.

Saiba mais

O Brasil está entre os países que assinou o Plano de Ação em Saúde Mental 2015-2020, com o objetivo de acompanhar o número anual de mortes e o desenvolvimento de programas de prevenção. Isso porque, no mundo, de acordo com Organização Mundial de Saúde, o suicido é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos e que mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano. Já no Brasil, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade, 11 mil pessoas tiram a própria vida, por ano, em média e é a quarta maior causa de morte de pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios