Polícia

PRF inicia Operação Dia do Trabalhador 2023

A Polícia Rodoviária Federal inicia à zero hora desta sexta-feira (28), em todo o Brasil, a Operação Dia do Trabalhador 2023, que se estende até 23h59 de segunda dia 1 de maio.

Será o terceiro “final de semana prolongado” em menos de um mês.

A PRF vai manter a mobilização policial já executada nas Operações Semana Santa e Tiradentes: concentração em locais e horários de maior incidência de acidentes e crimes.

Condutas como excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, direção sob influência de álcool, manipulação do celular ao volante e não uso do cinto de segurança são o foco da fiscalização.

 

Não houve feriadão prolongado do Dia do Trabalhador nos últimos quatro anos, devido à pandemia ou ao feriado ter caído no fim de semana.

Por isso, a comparação será com os quatro dias do feriadão de Tiradentes (20 a 23 de abril), quando a PRF em SC registrou 94 acidentes, 103 feridos e três mortes no local.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO – Inciando a mobilização para o Maio Amarelo, mês de conscientização sobre as vítimas no trânsito, a PRF promoverá ações educativas buscando sensibilizar motoristas e passageiros de seus papéis na redução de acidentes.

Em algumas Unidades Operacionais, o condutor poderá ser parado e convidado a assistir vídeos que mostram comportamentos no trânsito e as consequências dessas condutas.

RESTRIÇÃO DE TRÁFEGO – Para aumentar a fluidez do trânsito e diminuir o risco de acidentes, haverá restrição de tráfego para veículos de cargas excedentes, ou seja, que ultrapassam as dimensões máximas permitidas e que precisam de AET (Autorização Especial de Trânsito), nos seguintes dias e horários:

Quer ficar BEM INFORMADO?⏬

👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS💰

Sexta-feira, 28/04, das 16h00 às 22h00;

Sábado, 29/04, das 06h00 às 12h00;

Segunda, 01/05, das 16h00 às 22h00.

 

Em Santa Catarina, esta restrição vale apenas para as BRs 116, 280, 282 e 470.

OCORRÊNCIAS SEM GRAVIDADE – Em caso de acidente sem vítimas, somente com danos materiais e em que o veículo ainda possa rodar com segurança, o envolvido tem a obrigação de liberar a via. Ele também pode optar por fazer o registro da ocorrência em casa, pela internet, preenchendo a DAT (Declaração de Acidente de Trânsito).

O documento tem valor legal, é reconhecido por outros órgãos e seguradoras. Endereço: www.prf.gov.br/declarante

 

 

 

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios