
Está ocorrendo uma fraude, em âmbito nacional, onde diversos sites de leilões estão vendendo automóveis com preços e condições atrativas para serem arrematados.
Entenda o caso:
A vítima é seduzida a realizar o negócio, pois os sites e canais de interação com o público são criados de forma a transmitir credibilidade, inclusive, com recall de inscrição para a participação do leilão virtual, onde o arremate do automóvel é homologado e a vítima sente-se segura em transferir o valor.
O contato é via telefone, como também, aplicativo WhatsApp e os criminosos enviam um link contendo o “termo de arrematação”, o qual consta os dados para pagamento, informando a conta corrente e agência bancária, visando o depósito. Os criminosos ganham tempo, ainda, quando a transferência é via TED, onde comunicam a vítima que pode demorar o despacho do veículo até a confirmação do pagamento.
Sendo assim, após o pagamento ser confirmado, os canais de comunicação com a empresa criminosa desaparecem, ficando a vítima sem nenhum contato com os mesmos e sem informações sobre a transferência realizada.
Inúmeras pessoas têm sido vítimas desse golpe, especialmente, por toda a transação ser realizada virtualmente, os criminosos se baseiam na boa fé das pessoas para praticar tal delito.
A Delegacia de Polícia de Maravilha adverte que realizar negociações de qualquer natureza, em âmbito virtual com o preço de produtos abaixo do valor de mercado, requer cautela, tendo em vista a facilidade com que os crimes virtuais são consumados.
Portanto, antes de realizar qualquer negociação de compra e venda por meios virtuais, recomenda-se a consultar a reputação da empresa em sites especializados, tal qual, portal Reclame Aqui – www.reclameaqui.com.br – que reúne informações sobre a segurança nas transações comerciais entre empresa e clientes.
“Colabore com a Polícia Civil. Denuncie. Disque 181 ou WhatsApp (49) 98802-9917. Não é necessária a identificação”.
Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link: https://chat.whatsapp.com/LghOsEwYAqyI6U64hKIOjs