DestaqueEducaçãoPolícia

Manifestantes fazem barricadas e bloqueiam entradas da UFSC

Barricadas com troncos de árvores, pedras e lixeiras, em frente aos portões da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) impediram na manhã desta quinta-feira (10) o trânsito de veículos no campus de Florianópolis. Duas entradas principais que amanheceram bloqueadas foram liberadas pelos servidores da instituição por volta das 7h, conforme informou a Guarda Municipal.

Desde 10 de setembro, estudantes da UFSC estão em greve na universidade, que foi motivada contra os bloqueios no orçamento do Ministério da Educação (MEC), contra o programa Future-se e em defesa das universidades filantrópicas que estariam ameaçadas pela Reforma da Previdência, segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE).

O chefe de gabinete da reitoria da UFSC, Áureo Mafra de Moraes, afirmou são realizados esforços para buscar soluções que preservem um ambiente institucional estável e diálogos com lideranças do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Associação de Pós-graduandos.

“Lamentavelmente o que vem ocorrendo, apesar de todos os esforços do reitor em mediar as tensões e propor alternativas equilibradas e negociadas, há grupos que agem contra a instituição. Mesmo com frequentes diálogos, há de fato um outro movimento, paralelo ao da paralisação, que aposta no confronto e no conflito. Tentam impor suas vontades pela força. E isso não combina com a defesa da instituição”, disse.

Trânsito

Os manifestantes fecharam os portões do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, que fica na Rua Capitão Romualdo de Barros, no bairro da Carvoeira, e do Centro Tecnológico, na Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no bairro Pantanal.

As entradas secundárias e pela Rua Lauro Linhares, que possibilitam a circulação na instituição, não foram interditadas. Pelo menos uma linha de ônibus precisou fazer alteração de ponto de parada.

A Guarda Municipal informou que não recebeu nenhuma ocorrência sobre o caso e também não constatou movimentação de manifestantes no local.

Também foram espalhadas placas de madeira em que constam a palavra “greve”. Na semana passada, estudantes também realizaram um bloqueio em em apoio a greve geral de 48 horas que convocada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). (Fonte G1/SC). 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios