Destaque

Prefeitura realiza reunião com MPF, Funai e caciques indígenas

A Prefeitura de Chapecó realizou na manhã desta segunda-feira uma reunião para tratar das demandas das áreas indígenas do município. Estiveram presentes o prefeito João Rodrigues, o Procurador da República Antonio Augusto Teixeira Diniz, o coordenador regional substituto da Funai, Alan Hakinen, o secretário de Desenvolvimento Rural, Gilson Pagliosa, a diretora de Regularização Fundiária e Habitação, Sabrina Antonini, a gerente de Cultura, Patrimônio Histórico e Memória da Fundação Cultural de Chapecó, Silvia Baggio, e os caciques Idalino Fernandes (Toldo Chimbangue), Efesio Siqueira (Kondá), Marcos Mariano (Araçaí) e Aniceto Benites (AraPoty).

Uma das questões tratadas foi sobre Chapecó ter sido contemplada pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, com 50 casas na Aldeia Kondá e 30 no Toldo Chimbangue. Foi solicitado que os caciques auxiliem as equipes da Prefeitura na identificação dos potenciais beneficiados.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

O prefeito João Rodrigues também anunciou a cessão do engenheiro agrônomo Guilherme Telesforo Osório, servidor municipal, para dar consultoria e assistência técnicas nas aldeias, para gerar novas alternativas de produção. Uma das possibilidades é de incentivar a piscicultura, como atividade de geração de renda.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Gilson Pagliosa, citou que desde 2022 a Prefeitura já investiu R$ 197 mil nas aldeias, sendo um poço artesiano em cada aldeia, além da rede e conjunto de motobomba. No Chimbangue também foram abertas 36 fossas.

O procurador do Ministério Público Federal destacou a importância de que as aldeias façam um plano de gestão territorial e ambiental e também disse que vai dar respaldo para que a Prefeitura faça aquisição de produtos indígenas para o seu Banco de Alimentos, assim como já faz com produtos da agricultura familiar.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios