EducaçãoGeral

Campanha Maio Laranja é tema de Podcast no Educa Chapecó Play

No episódio desta segunda (20), o canal Educa Chapecó Play recebeu, para um bate papo sobre a Campanha Maio Laranja, Mariana Becker, assistente social na Secretaria de Educação, Amanda Fernanda Zambonini Boca Santa, psicóloga, e Raquel Forchesatto, assistente social, ambas profissionais dos Núcleos de Apoio Multiprofissional aos Estudantes (Names).

Mariana explicou sobre o surgimento da Campanha. “Em 1973, ocorreu um crime de violência infantil contra uma menina de 8 anos, de nome Aracéli, em Vitória, no Espírito Santo. A data do desaparecimento, 18 de maio, foi instituída como ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, por meio da LEI nº 9.970 de 17 de maio de 2000. Por isso, nesta data são estimuladas ações de combate a todo tipo de violência contra crianças e adolescentes”, disse ela.

Amanda comentou sobre as atividades realizadas pelos Names. “Cada Núcleo atende uma região da cidade e é responsável por um determinado número de escolas. Observamos as vulnerabilidades das comunidades e selecionamos algumas turmas e faixas etárias para desenvolver as ações. Neste momento, trabalhamos com turmas de 3º e 4º anos através de atividades lúdicas e contação de histórias. Uma das dinâmicas utilizadas foi o semáforo do toque, cujas cores representam as áreas do corpo que podem ou não ser tocadas, permitindo que elas aprendam de forma simples sobre a temática”, afirmou.

Raquel mencionou a importância do trabalho colaborativo entre os Names e as escolas. “Nosso papel é dar suporte aos professores e equipes gestoras que trabalham com estas turmas diariamente. Esclarecemos o conceito de violência, que pode se apresentar de forma física, verbal e psicológica, além da sexual. Saber identificá-las é fundamental para que todos que fazem parte da vida da criança e do adolescente saibam como agir e realizar as denúncias, quando identificarem uma potencial vítima”, comentou.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Para Daniela Moratelli, Secretária de Educação, o trabalho desenvolvido pelas equipes dos já referidos núcleos é fundamental. “Desde a sua criação, no início de 2023, eles desempenham um papel essencial na vida das famílias da Rede Municipal. Além de atuarem junto aos estudantes com dificuldades de aprendizagem, a equipe multiprofissional contribui na organização de palestras para as comunidades nas quais estão inseridos e em ações orientativas nas escolas. Eles contribuem significativamente para a educação integral que queremos para os nossos estudantes”, declarou.

Se você souber de alguma situação de violência não deixe de denunciar. Procure a Delegacia de Polícia Civil, por meio da DPCAMI, o Conselho Tutelar ou faça de forma anônima através do Disque 100. Não se cale. Ajude a proteger nossas crianças e adolescentes.

Acompanhe o episódio na íntegra, clique no link a seguir e acesse: https://www.youtube.com/watch?v=GZSzK1cdTKU. Inscreva-se e aproveite todo o conteúdo disponível no canal.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios