
Para comemorar o Dia do Contador (22 de setembro), o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) e o curso de Ciências Contábeis da Uceff Faculdades promoveram uma live com o tema “Os desafios da contabilidade na transformação digital”. O assunto foi explanado pelo contador e diretor da empresa Consultline, Caciano Zanella, e pelo presidente do Sindicont, Gelson Luiz Dal Ri, com mediação da coordenadora dos cursos de Gestão e Negócios da Uceff Chapecó, Leossania Manfroi, e participação da comunidade acadêmica e empresarial.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
De acordo com Zanella, o contador é um agente de transformação social porque passam por ele muitas informações das empresas. “A contabilidade é uma língua que nós conhecemos. Precisamos transformá-la em dados e informações que se tornam conhecimento que se converte em estratégias para o empreendedor. A contabilidade mede, interpreta, gerencia e diz onde está o problema e o que precisa ser tratado dentro de uma organização, ou seja, ajuda a manter a saúde econômica e financeira adequada da empresa”.
Para isso, é preciso conhecer cada empresa atendida, seu segmento de atuação e como está o mercado. Para auxiliar nessa tarefa, existem tecnologias que automatizam processos. “A união do conhecimento de gestão com as ferramentas adequadas traz um ganho formidável ao trabalho do contador”, frisou Zanella.
O empreendedor contábil enfatizou que as tecnologias não substituirão a atuação dos profissionais. “Nenhuma ferramenta faz o trabalho sozinha, é necessário o contador, com conhecimento de gestão de negócios, para interpretar os dados e transformar em conhecimento acessível”, expôs Zanella, acrescentando que as ferramentas proporcionam mais agilidade e segurança. “Quem tem o feeling e quem sabe quais informações precisam ser analisadas é o contador. Não podemos ter medo das tecnologias, elas não trazem risco, ao contrário, potencializam a profissão”.
Leossania enfatizou que para realizar o trabalho com eficiência é necessário a educação continuada. “É uma das profissões que mais estuda porque a legislação muda com muita frequência e o contador precisa sempre estar atualizado. O Sindicont atua fortemente nesse sentido, oferecendo cursos que dão uma continuidade ao trabalho da universidade na graduação”, assinalou a coordenadora, ao ressaltar a parceria mantida entre o Sindicato e a Uceff na realização das capacitações. (MB Comunicação).