DestaqueGeral

FIESC fortalece atuação no Oeste catarinense

A estrutura e os atendimentos realizados pelo SESI e SENAI, entidades da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), foram apresentados em reunião da Vice-Presidência Regional Oeste nesta semana, em Chapecó, com participação dos sindicatos patronais da indústria (Simovale, Sindiplasc, Sicomai, Sinduscon, Sindialimentos, Simmex, Sicec e Simec). Também foram projetados novos investimentos e avaliadas as necessidades e as demandas futuras para a atuação das entidades que compõem a FIESC no Oeste catarinense. Participaram do encontro o diretor de operações SESI/SENAI-SC, João Roberto Lorenzett e o vice-presidente regional oeste, Waldemar Schmitz.

A regional Oeste abrange 57 municípios próximos a Chapecó, Pinhalzinho, Xanxerê e São Lourenço do Oeste, que compreende 618.954 habitantes, 5.257 indústrias e 66.992 trabalhadores. O Produto Interno Bruto (PIB) total é de quase R$ 21 bilhões e o PIB per capita de R$ 34.315,68. As entidades da FIESC possuem 14 estruturas fixas, 40 laboratórios educacionais SENAI, oito unidades móveis, três laboratórios de prestação de serviços, duas academias, um Instituto de Tecnologia, nove cozinhas industriais e cinco farmácias em Chapecó, Xanxerê, Xaxim, Abelardo Luz, Pinhalzinho, Maravilha e São Lourenço do Oeste.

Em 2018, foram atendidos 498,6 mil trabalhadores da indústria em todo o Estado. Na região Oeste, foram 42 mil atendimentos. O total de indústrias beneficiadas no ano passado foi de 14,1 mil em 276 municípios de Santa Catarina e 1.250 em 52 cidades no Oeste. Em tecnologia e inovação, com atuação em melhoria de processos e produtos, consultorias, pesquisa aplicada e uma rede de laboratórios de metrologia acreditados, foram destinadas 471,9 mil horas em serviços no ano passado em todo o território catarinense e 67 mil horas na região. O gerente executivo regional do SESI/SENAI, Almeri Dedonatto, informou que foram feitos 272 mil ensaios metrológicos, sendo 81 mil (30% do total) na região Oeste. Na rede de farmácias são 517 mil atendimentos por mês no Estado e 20 mil no Oeste; nas cozinhas industriais são disponibilizadas 91 mil refeições por dia, 9 mil delas no Oeste.

Na regional Oeste, até agosto deste ano, foram feitas no SESI 1.386 matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), 702 para cursos oferecidos no contraturno escolar, mais de 40 mil atendimentos em saúde e segurança do trabalho e mais de 263 mil atendimentos de atividade física e nutrição. O SENAI teve 1.743 matrículas nos cursos de aprendizagem industrial, 1.056 em habilitação técnica, 467 em graduação e pós-graduação e 4.310 nos cursos de iniciação, qualificação e aperfeiçoamento. No EJA são 125 concluintes até agosto.

Dedonatto ressaltou que em 2018 foram feitas 203 matrículas na educação no contraturno e, neste ano, já são 702, um crescimento de 245%. O ensino médio do SESI/SENAI tem seis turmas em andamento neste ano; na educação corporativa foram fechadas 15 turmas e na faculdade são ofertados 11 cursos de pós-graduação. Para o segundo semestre foram disponibilizados dois novos cursos: MBA SMART em Lean Manufacturing que está com inscrições abertas e MBA em Inovação e Gestão na Indústria Láctea que teve início em agosto. Também foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) um novo curso de graduação EaD: Sistemas para Internet e Gestão da Produção Industrial.

O vice-presidente regional, Waldemar Schmitz, destacou que a FIESC está alinhada com os desafios do Oeste, conhece a região e sabe da importância de investimentos para fortalecer a indústria e melhorar sua competitividade tanto no cenário nacional como internacional. “É importante que os empresários e sindicatos participem dos encontros e tragam as necessidades. Temos uma grande estrutura à disposição, como o SESI, SENAI, IEL, Observatório da Indústria, câmaras setoriais e toda uma equipe preparada para fornecer informações estratégicas e contribuir para a tomada de decisões”. (Informações MB Comunicação).

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios