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Empresas estruturadas de maneira planejada para o futuro

Para desenvolver o pensamento estratégico para direcionar o futuro do negócio a partir de iniciativas que sejam fruto de reflexão, da pesquisa e do conhecimento, oito empresas chapecoenses participaram do Programa de Gestão de Indicadores e Resultados (GIR), oferecido pelo Sebrae/SC. Esse aprimoramento iniciou em julho de 2018 com elaboração de diagnóstico e foi concluída nesta semana com apresentação de resultados e jantar de confraternização no Restaurante Horizonte, em Chapecó.

O programa é destinado para empresas consolidadas que tenham estabelecido como objetivo estratégico a mudança de patamar, buscando forte evolução de seus crescimentos e de seus resultados. Além de buscarem a implementação de modelos avançados de gestão empresarial ou uma evolução dos modelos existentes.

“O GIR desafiou as oito empresas participantes a repensarem alguns aspectos de seus empreendimentos. Sabemos do desafio desse processo e que muitos precisaram persistir, perseguir os resultados e refletir sobre o momento atual do negócio. Mais uma etapa de evolução foi concluída, porém o Sebrae/SC se mantém a disposição, pois esperamos que o programa tenha sido uma provocação e uma reflexão sobre a jornada dessas empresas que com certeza serão longevas. Torcemos para que o sucesso seja pleno e permanente”, enalteceu o gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani.

Para o padrinho dessa turma que acompanhou o trabalho desenvolvido nas empresas durante os 14 meses do programa, o consultor credenciado ao Sebrae/SC José Airton Bezerra de Oliveira,o trabalho desenvolvido foi muito bom, porque as empresas se comprometeram com a metodologia e aplicaram as técnicas no dia a dia. “As empresas que se destacaram conseguiram se reestruturar organizacionalmente para obter melhores resultados e manter os avanços a médio de longo prazo”, ressaltou.

O sócio-proprietário da Celuppi Contabilidade e Consultoria, Gabriel Wiest, relatou que antes do GIR as atividades na empresa eram centralizadas, sem processos internos eficazes, metas e plano de ação definidos. Conforme Wiest, durante a execução do programa foi elaborado o plano de ação estratégico, iniciado a implantação dos processos internos (que serão finalizados em até dois anos), começado uma nova atividade que é a contabilidade consultiva e definido o organograma interno. “Como resultados alcançados atingimos as metas estabelecidas em um curto período de tempo, a exemplo da cartela de clientes e do aumento de faturamento. Nossos objetivos a partir de agora estão voltados a implantação de mais uma atividade, a finalização dos processos internos, a prospectar novos clientes e a continuar o plano de ação”, relatou Wiest ao enaltecer a contribuição do GIR no direcionamento da empresa.

De acordo com o supervisor comercial da Eco Empreendimentos, João Pedro Morello Lovatto, o GIR contribuiu com a ampliação do faturamento da empresa em 57,40% e no aumento da lucratividade em 37,2%, no comparativo do mesmo período antes das ações do programa. “Só temos a agradecer o apoio do Sebrae/SC por auxiliar a preparar a empresa para o futuro”, enalteceu. Antes do programa a empresa não tinha indicadores, a experiência era determinante no negócio e a preparação para os trabalhos ocorria conforme demanda. Atualmente, há indicadores de resultados financeiros e é realizado levantamento prévio de todas as demandas para estudar a viabilidade econômica.

A gerente administrativa da Eletro Service, Ivania Maria Rossi, ressaltou que o GIR “incitou mudanças na empresa, revisamos processos e tivemos muitas experiências positivas, por isso atualmente estamos com três consultores para melhorar os processos internos e as equipes estão conscientes sobre a importância dessas adaptações”. Antes do programa, segundo Ivania, o setor comercial não estava definido, a empresa era reativa aos orçamentos, tinha dificuldade em manter a carteira de clientes, existia a necessidade de reforçar a marca no mercado e não havia a prática da gestão de risco. Entre as medidas desenvolvidas pelo programa estiveram: definição da política comercial, adquirido software para processos de vendas, desenvolvido o setor de pós-venda e relacionamento com o cliente, elaborado o plano estratégico de marketing e participação em feiras e eventos, detalhamento dos relatórios financeiros, definição da política de gestão, fomento do setor de controladoria interna e da prática da gestão de riscos. (Informações MB Comunicação).

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