Geral

Educação empreendedora beneficiará 500 alunos em Caxambu do Sul

Apresentar as soluções disponíveis na área da educação empreendedora para o município de Caxambu do Sul, no oeste catarinense, e alinhar as próximas ações que serão desenvolvidas foram os objetivos da reunião on-line do Programa Cidade Empreendedora. O propósito é ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, por meio de conteúdos de empreendedorismo nos currículos. Essa iniciativa é executada pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

A educação empreendedora é uma das verticais estratégicas do programa e oferece ao município um conjunto de soluções digitais para alunos e professores, a exemplo de oficinas, cursos e jogos digitais. São trabalhadas soluções educacionais em todos os níveis de ensino com professores e alunos em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.

Em Caxambu do Sul, segundo o secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Silvano Henrique Santin, serão aplicadas todas as oficinas disponíveis no programa para aproximadamente 500 alunos do 1º ao 9º e capacitados 56 professores das redes municipal e estadual. A educação empreendedora será realizada em três unidades escolares: Escola Municipal Bairro Antena, Escola de Educação Básica Cândido Ramos e Escola de Ensino Fundamental Adele Faccin Zanuzzo.

“Entendemos que a atuação da educação do município deve ocorrer de maneira integrada, por isso queremos beneficiar o maior número de alunos possíveis com essas soluções. Nesta semana apresentamos as soluções disponíveis aos diretores das escolas e realizamos um levantamento do material necessário para colocá-las em prática”, comenta o secretário.

Segundo a gestora do Programa Educação Empreendedora para o Cidade, Simone Amorim Pereira Cabral, a atuação tem como base desenvolver competências empreendedoras e possibilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Trazemos conteúdos de empreendedorismo que geram reflexão sobre o projeto de vida e carreira, além de desenvolver competências empreendedoras para que o estudante possa fazer parte de um negócio ou ter o seu próprio. O aluno é um agente de mudança que por meio de processos de aprendizagem pessoal e profissional pode atuar de maneira consciente e responsável na sociedade”, enalteceu.

Soluções disponíveis ao município

Para o ensino fundamental I (1º ao 5 º): Trilha Comportamentos Empreendedores (são dez vídeos de três minutos que abordam de maneira lúdica os comportamentos empreendedores); Game Cidade dos Brinquedos (explora conceitos de atendimento ao público, gerenciamento de recursos e cadeia produtiva), Oficina Empreendendo no Mundo da Imaginação (busca contribuir para que os alunos se reconheçam como empreendedores e desenvolvam os comportamentos empreendedores e as competências socioemocionais).

Para o fundamental II (6º ao 9º): Cidade Colaborativa (game com foco no planejamento social), Oficina Superando Barreiras com Criatividade (para desenvolver os comportamentos empreendedores e as competências socioemocionais); e Curso Meu Dinheiro Meu Negócio (auxilia na administração das finanças pessoais).

As soluções para os professores do 1º ao 9º anos são: Oficina Empreendendo no Mundo da Imaginação; Oficina Superando Barreiras com Criatividade; Jovens Empreendedores Primeiros Passos (formação remota); Trilha Professor do Futuro; Trilha Comunicação em Tempos Difíceis; Trilha Empreendedorismo e Inovação; Trilha Engajamento e Criatividade em Sala de Aula e Seminário de Educação. MB Comunicação

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios