
A Páscoa, que neste ano será em 31 de março, envolve um período de intensificação do movimento comercial, principalmente na busca por chocolates. Para avaliar como poderá ser o movimento de compras para esse período, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC) realizou pesquisa de intenção de compras. Foi realizada entre os dias 21 de fevereiro e 4 de março, com 2.100 pessoas entrevistadas em sete cidades, entre elas Chapecó, juntamente com Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.
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Conforme o levantamento, o gasto médio previsto no Estado é de R$ 228,42 por pessoa, valor maior do que o registrado no ano anterior, de R$ 169,81. Em Chapecó, de acordo com número divulgado pelo Sindicato do Comércio (Sicom), a previsão do gasto médio é maior do que a média estadual e chega a R$ 261,07, o terceiro valor registrado, depois de Lages e Blumenau. Chapecó também possui dado considerável em relação à forma de pesquisa de preços preferida. A cidade tem o maior número de consumidores que, para as compras de Páscoa, pretendem utilizar a internet para o levantamento, 38,3%. A média estadual é de 54,9% com a ida às lojas para pesquisar e 17,3% pelo meio virtual.
Os dados divulgados indicam que no Estado 81,5% dos consumidores apresentam preferência de presentear com chocolates e 11,7% devem optar por brinquedos. O local de compras preferido compreende supermercados, com 42,5%, o comércio de rua com 36,4% e lojas de shopping com 12,1%. Outro dado é de 42,7% dos entrevistados consideram-se em situação financeira melhor em relação ao ano passado.
Preço, qualidade e atendimento
Em termos de ações que o consumidor indica preferir nesta Páscoa quanto aos estabelecimentos e produtos, informações da pesquisa da Fecomércio sintetizadas pelo Sicom especificam a valorização do preço compatível, da qualidade e do atendimento. Entre os entrevistados, 33,1% priorizam o preço, 19,4% a qualidade, 15,1% o atendimento e 11,8% as promoções. A maior parte das compras será realizada na semana da Páscoa, preferência indicada por 65,7% dos consumidores ouvidos.
Em relação à forma de pagamento, 89,4% optarão por quitar em dinheiro à vista. Especificamente quanto à modalidade de pagamento, em dinheiro é a preferência de 29,8%, seguindo-se cartão de débito (24,5%), PIX (19,7%) e o cartão de crédito à vista (15,4%).