
Por volta das 16h40 desta segunda-feira (8), uma ação rápida da Guarda Municipal de Chapecó foi crucial para salvar a vida de um bebê de quatro meses que estava engasgado.
Guarnições da Guarda Municipal se encontravam controlando o trânsito em um bloqueio viário no bairro Santo Antônio, montado devido a um sinisto de trânsito, ocorrido horas antes no Contorno Viário Oeste, quando a mãe da criança chegou em um veículo e solicitou ajuda aos agentes. Ela relatou que o bebê estava desmaiado e apresentava sinais de cianose, condição caracterizada pela coloração roxa-azulada da pele, indicando baixa oxigenação no sangue.
De imediato, os guardas iniciaram manobras de desobstrução das vias aéreas. Após alguns esforços, a criança voltou a respirar e começou a chorar, demonstrando melhora no quadro clínico.
Em seguida, mãe e filho foram conduzidos na viatura da corporação até o Hospital da Criança. Durante o trajeto, o bebê parou de respirar em outras duas ocasiões, sendo novamente submetido às manobras de desobstrução até estabilizar sua respiração.
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
O menino, identificado como Theo, chegou ao hospital consciente e respirando, permanecendo sob os cuidados da equipe médica.
A Guarda Municipal destacou que casos como este reforçam a importância do preparo técnico dos agentes, da presença ostensiva e da atuação rápida e eficiente no atendimento às emergências da comunidade.