Destaque

Universidade de Chapecó arrecada eletrônicos para projeto com crianças e adolescentes

Com o isolamento social, grande parte das atividades que realizamos no dia a dia deixaram de ser presenciais. Porém, trabalho em home office, aulas remotas, cursos a distância e até mesmo algumas atividades culturais, exigem equipamentos eletrônicos. Então, se você tiver notebooks, smartphones, tablets ou acessórios como teclados e carregadores em bom estado e que não estejam em uso, pode contribuir com o Programa Tamo Junto – Cuidado Integral e Arte, desenvolvido pela Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente (RAIA), um projeto de extensão da Unochapecó.

O programa foi criado para garantir atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, durante a pandemia de Covid-19. Assim, ele irá oferecer acolhimento e promover acesso à saúde, assistência social e cultura por meio de um aplicativo desenvolvido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, juntamente com o Escritório de Design da Universidade. Este sistema pode ser acessado por meio de computadores de mesa, tablets, notebooks e aparelhos celulares. 

Com o aplicativo, os jovens e suas famílias podem entrar em contato com técnicos da rede de políticas públicas e participar de aulas remotas do Programa Arte Cidadã, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Chapecó. A ideia é que os jovens tenham acesso a aulas de violão, percussão, sopros e literatura, ao vivo ou gravadas, para que possam realizar o enfrentamento criativo de situações estressantes, como é o caso da pandemia. Além disso, o Arte Cidadã também disponibilizará instrumentos musicais para empréstimo.

Como ajudar

Quem quiser colaborar com o Programa, pode realizar a doação de equipamentos no Bloco C da Unochapecó, das 13h30 às 19h30, ou na Loja Estilo Verde, localizada no Centro Profissional Chapecó, das 09h30 às 18h30. Após a arrecadação, os dados dos aparelhos são deletados e eles passam por processo de manutenção e higienização, antes de serem entregues às famílias por equipes capacitadas, formadas por técnicos do Centro de Referência de Assistência Social do bairro Efapi (CRAS – Efapi), do Programa Arte Cidadã e do Projeto RAIA.

A Rede de Inovação, o curso de Psicologia, os Programas de Pós-graduação stricto sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e em Ciências da Saúde, e os Projetos de Extensão da Unochapecó, Sorriso Para a Vida e Centro de Atendimento à Comunidade (CAC) também são parceiros do projeto. (Assessoria de Imprensa Unochapecó).

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios