Saúde

Secretaria de Saúde elabora Plano de Contingência para Enfrentamento da Dengue

O ano de 2022 foi desafiador para a saúde pública de Concórdia SC com o caso de epidemia de dengue na população, totalizando mais de 5 mil casos positivos e três óbitos confirmados.

Esse cenário não foi observado só aqui, pois o ano passado foi o pior da série histórica em Santa Catarina, com números recordes de infectados e óbitos.

Cidades aqui da região, de menor porte, apresentaram taxas de incidência da doença até quase três vezes maiores que Concórdia.

A Administração Municipal, que já desenvolvia ações preventivas de controle da dengue, teve que trabalhar de forma mais ostensiva para conter o avanço da doença e tratar pacientes da epidemia.

De lá para cá, o trabalho foi intensificado na prevenção, campanhas educativas, mutirões, ações integradas com sociedade civil, palestras educacionais, entre outras estratégias, que nos conduziram a este cenário confortável no início de 2023. O mês de janeiro deste ano registrou um caso positivo e 94 focos do mosquito.

Contudo, fatores como a circulação de quatro sorotipos da dengue e doenças relacionadas, como a chikungunya e Zika, nos colocam em constante vigilância, por isso, a Secretaria de Saúde do município elaborou um Plano de Contingência de Enfrentamento da Dengue, que estabelece a organização necessária para atender situações de emergência.

Foram estabelecidos três níveis de alerta, conforme critérios descritos no plano, com as ações e estratégias de combate para cada nível. Serão medidas no âmbito da gestão, vigilância epidemiológica, controle de transmissão, assistência ao paciente e comunicação.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Conforme explica o diretor da saúde, Leandro Zorzan, a intenção é que o Poder Público esteja preparado para enfrentar situações de emergência, com todos os setores trabalhando com os mesmos protocolos.

O plano estará disponível na página da Prefeitura de Concórdia (concordia.atende.net), aba de arquivos do subportal da Secretaria de Saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios