
O ano de 2022 foi desafiador para a saúde pública de Concórdia SC com o caso de epidemia de dengue na população, totalizando mais de 5 mil casos positivos e três óbitos confirmados.
Esse cenário não foi observado só aqui, pois o ano passado foi o pior da série histórica em Santa Catarina, com números recordes de infectados e óbitos.
Cidades aqui da região, de menor porte, apresentaram taxas de incidência da doença até quase três vezes maiores que Concórdia.
A Administração Municipal, que já desenvolvia ações preventivas de controle da dengue, teve que trabalhar de forma mais ostensiva para conter o avanço da doença e tratar pacientes da epidemia.
De lá para cá, o trabalho foi intensificado na prevenção, campanhas educativas, mutirões, ações integradas com sociedade civil, palestras educacionais, entre outras estratégias, que nos conduziram a este cenário confortável no início de 2023. O mês de janeiro deste ano registrou um caso positivo e 94 focos do mosquito.
Contudo, fatores como a circulação de quatro sorotipos da dengue e doenças relacionadas, como a chikungunya e Zika, nos colocam em constante vigilância, por isso, a Secretaria de Saúde do município elaborou um Plano de Contingência de Enfrentamento da Dengue, que estabelece a organização necessária para atender situações de emergência.
Foram estabelecidos três níveis de alerta, conforme critérios descritos no plano, com as ações e estratégias de combate para cada nível. Serão medidas no âmbito da gestão, vigilância epidemiológica, controle de transmissão, assistência ao paciente e comunicação.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
Conforme explica o diretor da saúde, Leandro Zorzan, a intenção é que o Poder Público esteja preparado para enfrentar situações de emergência, com todos os setores trabalhando com os mesmos protocolos.
O plano estará disponível na página da Prefeitura de Concórdia (concordia.atende.net), aba de arquivos do subportal da Secretaria de Saúde.