DestaquePolítica

Reunião de Trabalho discute novos encaminhamentos do IPTU Verde

O Projeto de Lei que tramita na Câmara de Vereadores de Chapecó e que institui o IPTU Verde, foi tema de reunião de trabalho no plenário do legislativo, na tarde desta terça-feira (10). O autor do projeto, vereador Cleiton Fossá (MDB), coordenou o encontro e reuniu representantes da Prefeitura de Chapecó, entidades e sociedade civil.

O IPTU Verde tem por finalidade, melhorar, preservar, proteger e recuperar o meio ambiente e a qualidade de vida, mediante a concessão de benefício tributário ao contribuinte. Para isso, os moradores devem adotar medidas determinadas no projeto.

Entre elas, o contribuinte deve implantar em sua residência o sistema de captação da água da chuva; sistema de aquecimento hidráulico solar; construção com materiais sustentáveis; telhado verde; sistema de aproveitamento energético solar separação e encaminhamento de resíduos sólidos inorgânicos para reciclagem.

O projeto de lei prevê que os benefícios podem ser cumulativos, e serão concedidos em percentuais proporcionais à eficácia e proporção de seus resultados benéficos ao meio ambiente. O projeto já tem pareceres favoráveis, mas ainda não foi discutido e votado em plenário.

Em função disso, o vereador Cleiton Fossá protocolou pedido para realizar uma reunião de trabalho, para discutir melhor o PL. Um dos presentes no encontro, o secretário municipal da Fazenda, Geralci Ampolini, disse que algumas questões precisam ser analisadas antes da aprovação do texto. “Precisamos saber como será feita a fiscalização nas residências, de que forma os moradores receberão a certificação e quais são as medidas de compensar a queda na arrecadação por causa do IPTU Verde”, destacou o secretário.

A discussão também aconteceu sobre a necessidade de elaborar uma nova planta do IPTU, que tem o objetivo de atualizar os valores do imposto. Segundo o secretário, somente desta forma é possível, por exemplo, determinar uma alíquota de descontos através do IPTU Verde.

Ficou determinado que novas discussões sobre o projeto de lei vão acontecer e o vereador Fossá sugeriu que mais opiniões sejam levantadas. “Vamos abrir uma consulta popular para que os contribuintes possam apresentar sugestões para o IPTU Verde. Desta forma, vamos reunir as propostas técnicas e populares para tornar o projeto mais perto da realidade”, explicou o vereador. 

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios