Internacional

Repressão a protestos no Irã deixa mais de 100 mortos

A repressão de forças de segurança do Irã contra manifestantes que protestam contra aumento no preço dos combustíveis deixou 106 mortos, informou nesta terça (19) a organização Anistia Internacional — que reconheceu que o número pode ser ainda maior.

Os protestos no Irã começaram na segunda (18), após o regime de Hassan Rouhan aumentar o preço da gasolina em um país cuja economia já está abatida pelas sanções impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O governo iraniano, inclusive, acusa os EUA acusade interferirem em assuntos internos após a Casa Branca ter demonstrado apoio aos manifestantes.

Segundo a Anistia Internacional, as forças de segurança reprimiram os manifestantes com armas de fogo, canhões de água e gás lacrimogênio, além de espancar pessoas com cassetetes.

“Imagens de cartuchos de balas caídas no chão, assim como o número de mortes resultantes, indica que usaram munição real”, afirmou.

O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos afirmou, em nota, que está “profundamente preocupado” com os relatos de repressão armada aos manifestantes. A organização também pediu que as pessoas “protestem pacificamente”.

“Estamos alarmados especialmente que o uso de armas de fogo deixou um número significativo de mortos pelo país”, afirmou Rupert Colville, porta-voz da organização.

(Fonte G1).

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios