
Presidente da Comissão Nacional de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o engenheiro Luis Ernesto Morales visitou novamente as obras do Autódromo Internacional de Chapecó. Além disso, participou de encontro com membros da comissão de obras do Automóvel Clube Chapecó, prefeito e secretários municipais e com técnicos da construtora encarregada.
Nesta quinta-feira (24), o engenheiro fez avaliação das obras, quando também esteve presente o prefeito João Rodrigues. À noite, ele participou de reunião jantar com dirigentes do clube, membros da comissão de obras e integrantes do conselho consultivo. Nesse encontro também participaram o presidente da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc), Admir Niki Chiesa, o vice-presidente da CBA, Eduardo Moratelli, o vice-presidente da Fauesc, Leonardo Tozzo, e os secretários municipais Maurício Lise da Rocha, de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, e Mauro Zandavalli, da Agricultura.
Conforme Luis Ernesto, a obra está evoluindo bem e avançou bastante. Argumentou que o trabalho realizado é sério e que a prioridade é a segurança da pista. Nas vistorias que fez na quinta-feira à tarde e nesta sexta pela manhã, ele indiciou pequenos ajustes em locais como áreas de escape, posição de muros ou defensas e correção de taludes. No encontro quinta à noite, com a participação técnicos e dirigentes da Construtora Oliveira, que realiza a obra, indicou que é alta a expectativa dos envolvidos no automobilismo brasileiro e que Chapecó ingressará no grupo dos principais autódromos do País, “com um projeto grande e de muito investimento”.
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
As obras atualmente se concentram no traçado principal da pista, nos três alternativos e nas intersecções. Depois de implantado o macadame seco, ocorreu o preenchimento com brita graduada para formar a sub-base. Agora é feita a colocação de brita mais fina, para formar última a base propriamente dita antes do asfaltamento.
Em função das características da pista, em vez da base com brita fina ser implantada com motoniveladora, está sendo aplicada com vibroacabadora (pavimentadora). A previsão de conclusão dessa fase é para o mês de agosto, para que em setembro possa ter iniciada a colocação do asfalto.
Cuidado como age, fala e gasta
“Tudo é feito para que, quando ocorrer a vistoria da Confederação Brasileira de Automobilismo, o autódromo da Chapecó possa ser plenamente aprovado”, afirmou o presidente do Automóvel Clube. Valdir Moratelli enfatizou que “o clube tem tido todo o cuidado com o que faz, como age, fala e gasta”. Também destacou a dedicação de todos os envolvidos e a parceria com a administração municipal, pelo prefeito João Rodrigues e secretários, bem como com o governo do Estado, através do governador Jorginho Melo. Disse, ainda, que o projeto cada vez mais se torna realidade. “Os ajustes necessários devem ser feitos agora, porque depois do asfaltamento serão mais difíceis as correções”, assinalou Moratelli.