Destaque

Meta do PJSC é digitalizar processos físicos ativos das 111 comarcas até dezembro

Todos os processos físicos ativos nas 111 comarcas do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), sob a responsabilidade da Secretaria de Digitalização de Processos de Primeiro Grau, devem ser digitalizados até o mês de dezembro de 2021. A notícia foi anunciada durante a visita do presidente do PJSC, desembargador Ricardo Roesler, ao Arquivo Central do Judiciário, em Palhoça, na segunda (20).

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp

Segundo o chefe da Secretaria de Digitalização de Processos de Primeiro Grau, Jucélio José da Silva, o ritmo de digitalização no setor é de aproximadamente 100 mil processos por ano. O resultado da crescente digitalização do acervo é uma Justiça mais célere e eficiente.

Divididos como se estivessem em uma linha de produção, os servidores realizam a higienização dos processos físicos. Cada página recebe um cuidado especial, em que grampos são retirados e furos ou rasgos são consertados de forma manual. O próximo passo é a digitalização de cada peça do processo. A partir daí os arquivos eletrônicos dos processos digitalizados são disponibilizados às comarcas de origem para integração ao sistema eproc, onde passarão a tramitar.

Uma nova etapa de trabalho, então, será iniciada. “Após a digitalização dos processos físicos ativos nas comarcas, vamos avançar sobre os sobrestados. São cerca de 400 mil processos sobrestados e arquivados administrativamente no 1º grau e mais 25 mil no 2º grau, onde muitas ações têm em média de 10 a 20 volumes”, explica o diretor-geral judiciário, Maurício Walendowsky Sprícigo.

A expectativa é manter o atual ritmo de digitalização, de 100 mil processos/ano, para concluir a digitalização do acervo sobrestado, suspenso ou arquivado administrativamente nos próximos anos. A tramitação da integralidade dos processos do PJSC em meio eletrônico proporcionará celeridade e economia aos cofres públicos, revertendo em serviços mais eficientes prestados para a sociedade catarinense. Assessoria de Imprensa/NCI

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios