Entretenimento

Fêmeas de espécie rara de felinos dão à luz 16 filhotes em zoo na Sibéria

O nascimento  de 16 filhotes de gatos-de-pallas — também conhecido como manul, uma espécie rara de felinos ameaçados de extinção — foi registrado no Zoológico de Novosibirsk, localizado em província da Sibéria, na Rússia. O animal é originário das estepes e montanhas do sul da Sibéria e da Ásia central.

De acordo com a publicação feita no Facebook do parque, três fêmeas de gatos-de-pallas deram à luz os bebês. “No total, agora temos 16 filhotes: uma fêmea teve três gatinhos, a outra teve cinco, e a terceira teve oito.

O zoológico, que é o maior da Rússia, é uma reserva de preservação da espécie. Conforme o comunicado, em cerca de 20 anos, a instituição registrou o nascimento de 64 gatos-de-pallas, que foram enviados para parques de diversos lugares do mundo. O zoo participa dos programas de conservação internacionais e europeus.

A espécie do felino é uma das ameaçadas de extinção incluídas no Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas da Rússia. O gato-de-pallas é considerado um animal vulnerável na selva, pois, em vez de fugir quando está em perigo, ele fica paralisado, facilitando o trabalho do predador. Entre as outras causas da ameaça de extinção estão os frequentes atropelamentos dos animais e a contaminação por produtos químicos depois de comerem ratos, por exemplo, quando estes estão envenenados.

Na publicação, o Zoológico de Novosibirsk alerta que para vistantes verem os filhotes é preciso se aproximar das jaulas em silêncio e ter paciência, pois “os bebês fofinhos de olhos azuis aparecerão mais cedo ou mais tarde”. (Fonte Gaúcha ZH).

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios