DestaqueInternacional

EUA dizem que há provas de que covid-19 veio de laboratório chinês

Segundo o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, existe uma “enorme evidência” de que o coronavírus veio de um laboratório em Wuhan, na China, e berço da doença e que Pequim sabia, mas se recusou a dar acesso para outros cientistas internacionais para descobrir o que aconteceu.

“Essa não é a primeira vez que nós temos o mundo exposto a vírus que resultam de falhas em laboratórios chineses”, disse Pompeo ao programa This Week, da emissora ABC.

Apesar disso, o secretário não afirmou que o vírus foi feito pelo homem, já que ele concordou com um relatório do Escritório do Diretor de Inteligência Nacional que mostra que não houve mudança genética ou que a doença foi fabricada. Pompeo também não respondeu se a China espalhou o vírus intencionalmente.

Críticas à China e OMS

O presidente americano vem tecendo comentários racistas e campanhas contra a China desde o começo da crise, e na semana passada disse pelo Twitter que algumas emissoras norte-americanas trabalhavam como “fantoches chineses”.

A China se comportou como regimes autoritários fazem, tentou esconder, mascarar e confundir”, disse Pompeo. “Eles empregaram a Organização Mundial da Saúde para fazer o mesmo”.

O governo de Trump também vem criticando a gestão da OMS e o trabalho do órgão no gerenciamento da pandemia do coronavírus e suspendeu o financiamento.

Os EUA eram o maior financiador individual da OMS há anos e o dinheiro estava sendo usado para enviar equipamentos de segurança para outros países e financiar a pesquisa por uma vacina contra a covid-19.

Falta de acesso à informação

Pompeo terminou criticando a China por bloquear o acesso de cientistas e especialistas internacionais às informações que eles têm sobre o vírus e amostras paras as pesquisas.

“Essa é uma ameaça ativa, uma pandemia que está acontecendo agora”, disse. “O Partido Comunista Chinês continua bloqueando o acesso do mundo ocidental, que tem os melhores cientistas do mundo, de descobrir exatamente o que está acontecendo”. (Fonte R7).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/LghOsEwYAqyI6U64hKIOjs

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios