
Com objetivo de estimular a cultura empreendedora, o Sebrae Nacional em parceria com o Instituto Ideais do Futuro, está promovendo a 2ª Edição do Desafio Liga Jovem (DLJ2), com a missão de oportunizar jovens estudantes do ensino fundamental e ensino médio – de todas classes sociais, a buscar soluções para os desafios da sociedade, impulsionando a inovação, promovendo competências e gerando impactos positivos na comunidade.
O DLJ2 terá uma presença marcante em todos os estados durante sua divulgação e ao longo das etapas, com uma variedade de prêmios adicionais, como vale-compras, smartwatches, celulares, notebooks e viagens. O ápice será uma etapa final presencial em uma das capitais brasileiras, seguida por uma emocionante premiação com uma viagem para a Europa.
Na busca de oportunizar seu alunado, a EEB Profª. Zitta Flach inscreveu quatro projetos. Do Ensino Fundamental, projeto PetSistter e Extrusora de filamento 3D da equipe, ambos sob orientação da professora Miriam Fatima Machado. Já do ensino Médio: Bolha Salva Pets e Loja Virtual Jardim Atípico. Passaram dois para a próxima fase, com gravação de vídeo onde eles próprios são os atores, explicando o conteúdo, o contexto, a execução e o impacto que irá proporcionar na comunidade. Ambos os projetos passarão por uma banca avaliadora no próximo dia 25/09/2024 às 17h – horário de Brasília.
Sob orientação da professora Cibelli Machado, os alunos da equipe HiHeBeDo – Eduardo Otto da Silva, Hillary Camilly Ferraz, Jose Alberto Rodrigues de Menezes e Henrique François dos Santos, o projeto intitulado “Bolha salva pets”, tem objetivo de dar guarida, alimentação e resgate para pets em caso de frio intenso e/ou catástrofes. Voltada à sustentabilidade, trata-se de uma estrutura armada em bambu, revestida em acetato, e algodão cru impermeabilizado com cera de abelha e com pote de água e comida, no seu interior. Os alunos tiveram a genial ideia de idealizar um aplicativo que monitora por rastreabilidade o local onde está a bolha e uma câmara de vídeo para aferir se há alimentação aos que ali se abrigarem. “Em caso de muito frio e enxurrada, se oportuniza abrigo e alimentação, seguido de resgate para devolução ao seu dono ou aciona entidade para adoção”, sinaliza Machado.
Professora Camila Pelegrini, orientadora das alunas da equipe Jardim Atípico – Marina K. Gomes, Lais Restello Bettu e Sofia K. Gomes, foi desenvolvido o projeto intitulado “Loja Virtual Jardim Atípico” e está alicerçado no emprego, renda e o empreendedorismo para os Neuros Atípicos, por ocasião de relativa dificuldade em cumprir a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Trata-se de um aplicativo de compra e venda de prestação de serviços e produtos, onde o interessado se inscreve como vendedor ou comprador e executa a compra e/ou venda. “As alunas são estagiárias em uma escola de educação infantil na cidade no contra turno escolar e onde há portadores do TEA, TOD e TDH e partiu daí esta ideia e inovação !” relatou Pelegrini.
Para Gabriela da Costa Heming – gestora do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae Chapecó – é gratificante ver a EEB Profª. Zitta Flach se destacar no DLJ2 para etapa Estadual e isto demonstra o talento e dedicação dos nossos jovens em aplicar tecnologias para resolver problemas reais. Já consultora do Sebrae Chapecó – Isabela Pizzinato Piccoli do Nascimento pondera que esta conquista da escola reforça a importância da educação empreendedora e tecnológica, preparando futuros líderes capazes de transformar a sociedade.