Geral

Empresários do comércio são orientados sobre nova NR-1 e riscos psicossociais

Para orientar empresários, gestores e profissionais de recursos humanos sobre a atualização da Norma Regulamentadora 1, que exige a inclusão dos riscos psicossociais como parte do Programa de Gerenciamento de Riscos das empresas (PGR), o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) promoveu workshop de esclarecimento. Com o tema “NR-1: Riscos Psicossociais no Ambiente de Trabalho – O que muda com a nova norma e como a empresa pode se preparar?”, o evento foi ministrado na última sexta-feira, dia 25, pelo engenheiro de segurança do trabalho da Ecovision, Henrique Gonçalves Machado.

Ao abrir a palestra, o diretor executivo do Sicom, Almeri Dedonatto, destacou que a entidade desenvolve uma série de atividades de apoio às empresas e momentos de formação e orientação fazem parte da missão institucional. Ressaltou que a Ecovision é a nova parceira da clínica Sicom Saúde, com todo sistema e equipe técnica para atuar nos programa de medicina e segurança ocupacional, inclusive quanto à atualização da NR-1. Também agradeceu a participação da advogada Daiana Capeleto, da assessoria do Sicom, para esclarecer às empresas sobre o caráter jurídico das mudanças.

O engenheiro indicou que um dos motivos da atualização implementada se deve ao fato de ser registrado, atualmente, o maior número de afastamentos por ansiedade e depressão em 10 anos. Destacou que com a atualização da NR-1 as empresas devem implementar o gerenciamento de riscos psicossociais no ambiente de trabalho, a fim de evitar e eliminar os perigos que possam ser originados nesse âmbito. Diante disso, alertou que devem ser identificados perigos e possíveis lesões ou agravos à saúde, avaliando os riscos psicossociais e indicando o nível.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Início da inclusão

A regulamentação dos fatores de risco psicossociais no ambiente de trabalho, por meio do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), terá início em 26 de maio. Porém, na última semana o Ministério do Trabalho e Emprego decidiu tornar o primeiro ano de vigência da nova NR-1 como período de educação e adaptação. Assim, as empresas terão 12 meses para se adequar às novas regras, até 26 de maio de 2026, sem o risco de autuação pela Inspeção do Trabalho. Além disso, com participação de representantes do governo, das entidades sindicais e do setor empresarial, será criada a Comissão Nacional Tripartite Temática para acompanhar a implementação das mudanças.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios