DestaquePolítica

ELEIÇÕES: Documento do Centro Empresarial apresenta propostas em sete áreas

Planejamento, desenvolvimento econômico, infraestrutura, gestão pública, educação e lazer, saúde pública e segurança. Essas são as sete áreas sobre as quais o Centro Empresarial apresenta proposições aos candidatos a prefeito de Chapecó. O documento intitulado “Eleições 2020 – Demandas do Setor Empresarial de Chapecó” foi constituído mediante levantamento com as duas entidades e 14 sindicatos empresariais que fazem parte do CEC e representam a indústria, o comércio, a agropecuária e a prestação de serviços.

O documento afirma, inicialmente, que o Centro Empresarial atua apartidariamente, “o que não significa esquecer a proatividade de cunho político”. Assinado por seu presidente, Cidnei Luiz Barozzi, especifica o comprometimento de participar do processo eleitoral, de forma independente, e a obrigação de acompanhar, fiscalizar e participar das soluções. Um dos pontos destacados está na preocupação de que as ações se voltem, com eficiência e transparência, para uma linha de tempo que vá além dos quatros anos do próximo mandato e estejam embasadas no planejamento de longo prazo.

Também é especificado o desejo das lideranças empresariais de que as ideias expostas “sirvam à gestão pública e que não sejam assunto somente do período eleitoral e depois fiquem esquecidas no emaranhado de ações ou inações oficiais”. O argumento é de que representam necessidades expressas para auxiliar no trabalho cotidiano do Executivo Municipal, sem esquecer o papel que deve cumprir o Legislativo. “São demandas genuínas, muitas delas que já vêm de vários anos e outras mais recentes, mas todas a angustiar os chapecoenses por soluções em favor do crescimento do município.”

Planejamento

As demandas são sintetizadas em 32 itens e o primeiro deles é da área do planejamento. Defende que seja criado um conselho municipal ou instituto de planejamento, com participação do poder público e de instituições da sociedade chapecoense, para pensar o futuro do município dentro do interesse da população, mediante “estratégias de longo prazo em áreas como desenvolvimento econômico, infraestrutura, segurança, saúde, educação, assistência social, saneamento básico e a própria gestão pública”.

Ainda quanto ao planejamento, são defendidas adequações no Plano Diretor, com o sentido de otimizar o crescimento urbano de forma ordenada, sem travar investimentos, mas respeitando o risco de impactos ambientais, construtivos e de convivência, incluindo a projeção do sistema viário do município além do zoneamento urbano. Também é indicada a necessidade urgente de agilizar e desburocratizar a análise de projetos, “de forma a não emperrar iniciativas pelo vai-e-vem nas análises e verificações locais”.

Desenvolvimento econômico

Consolidar uma política de incentivo em favor da instalação de empresas e o fomento às já implantadas, em compatibilidade com as vocações econômicas do município, é uma das propostas no campo do desenvolvimento econômico. Outras são para a criação de distritos industriais setorizados conforme a atividade econômica e a instituição de política de turismo que integre os potenciais turísticos em nível de circuito regional.

Em relação ao Parque de Exposições Tancredo Neves, é defendida a ampliação das instalações com melhorias na infraestrutura de água e energia elétrica. Além disso, são feitas indicações para o combate a irregularidades no exercício da atividade econômica, maior acesso de segmentos ao Balcão do Empreendedor e programa voltado à produção animal, conforme a vocação das propriedades.

Infraestrutura e gestão pública

Uma das propostas do Centro Empresarial na infraestrutura é para que sejam implantados “com efetividade projetos para a melhoria da infraestrutura e mobilidade urbana, como ciclovias, alargamento de ruas e fluidez do trânsito em todo o perímetro da cidade, mediante planejamento integrado”. Nesse aspecto são especificados gargalos existentes nas proximidades da Estação da Epagri e em acessos, como nas extensões norte e sul da Avenida Getúlio Vargas.

Em relação ao transporte coletivo urbano, é sugerido que a cidade tenha um sistema de fluxo que valorize trajetos que permitam ampliar a utilização do serviço pelos usuários e reduzir a circulação de veículos na área central. Quanto às rodovias municipais, são destacadas melhorias por meio de técnicas que proporcionem maior durabilidade do pavimento e projetos para a pavimentação das estradas do interior com maior fluxo.

“Promover, definitivamente, em ação conjunta com o Estado, a implantação do Contorno Viário Leste, obra que não pode mais ficar sem execução” é outra demanda indicada, juntamente com a proposta da construção de prolongamentos no Contorno Viário Oeste, por meio de perimetrais que facilitem o escoamento do tráfego. O aeroporto municipal de Chapecó é outro assunto, para que a concessão seja concretizada logo.

A maior atuação do município na defesa de melhorias nas estradas federais e estaduais próximo à cidade é outra medida que o CEC defende, juntamente com o cuidado quanto à capacidade de energia elétrica e a manutenção e ampliação da iluminação pública, inclusive nas comunidades do interior. Em relação ao abastecimento de água, é questionada a demora e são sugeridas medidas como a captação via extensão da rede de Guatambu ao lago da Usina Foz do Chapecó e o andamento do projeto da macroadutora do Rio Chapecozinho.

Para a gestão publica, é proposto que o executivo valorize ações de modernização voltadas para maior eficiência, com a profissionalização dos servidores de carreira e atenção ao atendimento de boa qualidade nas áreas básicas da saúde, educação e assistência social. Também é defendido que seja compatibilizado o tamanho da máquina pública às necessidades da gestão, “sem empreguismo ou apaniguamento político”, e quando possível e conveniente terceirizar serviços com a devida fiscalização. Implementar ações que ampliem a consciência ambiental da população é outra indicação.

Educação, saúde e segurança

Valorizar ações que implementem a educação em todos os níveis, na cidade e no interior, e desenvolver parcerias público/privadas com instituições capacitadas são duas das propostas na área da educação e lazer. Também é sugerida a construção de um centro poliesportivo, como instrumento para ampliar a promoção do esporte e o turismo.

Construir praças, espaços verdes e amplas áreas de convívio e lazer nos bairros e comunidades, ampliar e melhorar os parques públicos e implantar passeios públicos que possibilitem fácil e seguro acesso por parte da população compreende outra necessidade indicada. Há, ainda, a proposição para que o município promova a inclusão digital nas áreas mais carentes, em especial no interior.

Na saúde, é defendido que seja readequado o atendimento por meio da utilização de instrumentos virtuais, o uso da tele-medicina, a centralização de ações em unidades maiores e o implemento ao programa Médico da Família. As entidades empresariais também querem “ações que implementem os níveis da atenção em saúde, nas diversas áreas, exames e fornecimento de medicamentos e que proporcionem, com urgência, maior rapidez na efetividade da prestação dos serviços para a população”.

Quanto à segurança, as questões indicadas são para medidas que proporcionem maior sensação de tranquilidade para empresas e cidadãos e a melhoria da segurança no meio rural. Ao mesmo tempo, é proposta a implementação do sistema de câmeras de vigilância e que sejam mantidas constantemente ativas. (Extra Comunica).

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios