Coluna PELO ESTADO

COLUNA FINANÇAS PESSOAIS: Karini Reckziegel Paranhos

Quanto devo guardar do meu salário mensal ???

Guardar dinheiro por guardar parece não ter sentido, porém quando você passa a ter uma finalidade para esse montante tudo se transforma. Aquele desconforto em deixar de comprar ou fazer algo passa a ser substituído pela satisfação de uma conquista futura.

Primeiramente você terá que organizar suas finanças (assunto já comentado em coluna passada), para saber como está o seu balanço mensal e o quanto pode guardar da sua renda mensal, para assim fazer um plano consistente de poupança ao longo do tempo.

Se você não tem o costume de estar garantido por uma reserva financeira, qualquer valor que conseguir economizar fará a diferença. Dependendo de seus planos e objetivos talvez você tenha que aumentar a capacidade de sua poupança e, só existem duas maneiras possíveis, cortando despesas desnecessárias ou aumentando a renda.

Comece formando uma reserva de emergência a qual o ideal é que cubra seis meses de suas despesas mensais, aplique num investimento com liquidez imediata e baixo risco, pois em qualquer eventualidade o mesmo poderá ser resgatado, pois nesse sistema não há prazo para retirada e assim evitando comprometer sua saúde financeira com financiamentos e juros abusivos de cartão de crédito ou cheque especial.

Não importa sua idade se você deseja ser independente financeiramente no futuro, comece a pensar desde já no longo prazo, se preparando para o momento de sua aposentadoria, quanto mais tempo você tiver menos esforço financeiro terá que fazer, podendo contar com os juros compostos a seu favor. Claro que isso depende do momento que está vivendo, sua renda, estrutura familiar e seus objetivos de vida.

Para a construção de uma vida financeira equilibrada o primeiro passo é tomar consciência de sua realidade financeira para assim fazer escolhas inteligentes que te levarão de encontro à realização de seus objetivos. Organizar e montar um plano para conseguir realizar suas intenções de médio e longo prazo, sem deixar de aproveitar bons momentos do presente.

¨ O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção.¨ Adam Smith

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios