
Com o envelhecimento natural do nosso organismo, os dentes também sofrem desgastes e modificações em sua coloração. Potencializado pelos hábitos adotados durante a vida, esse amarelamento dos dentes pode incomodar esteticamente, fazendo com que as pessoas recorram ao clareamento dental. Mas antes de decidir ou não pelo procedimento, algumas dúvidas são recorrentes como, por exemplo, se é liberado o consumo de café durante o tratamento ou se os dentes ficam mais sensíveis durante ou mesmo após a conclusão.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp
A cirurgiã-dentista, especialista em Próteses e Implantes Dentários, Dra. Iara Gallon, da clínica Arte & Face, explica que não há necessidade de esperar que os dentes estejam manchados ou escurecidos para optar pelo clareamento e que todos os tipos de tratamento seguem o mesmo princípio: a ação de um gel (peróxido de hidrogênio ou carbamida) em diferentes concentrações, que libera oxigênio e altera a cor do dente. “A questão da sensibilidade é uma dúvida frequente em relação ao procedimento, mas isso depende de cada caso, que vai desde a condição dos dentes até a tolerância do próprio paciente. Antes do clareamento, pode-se utilizar protocolos para ajudar na sensibilidade, mas em algumas situações o protocolo básico não resolve e será preciso utilizar o laser de alta potência”, afirma.
Outro ponto levantado é quanto ao consumo de alimentos e bebidas com corantes – como o café, vinho, chimarrão e refrigerantes – prejudicar o resultado do procedimento. “Isso é um mito. As pessoas podem continuar consumindo durante o tratamento, mas devem estar atentas para não abusar desses alimentos por períodos prolongados em que não irão escovar os dentes, como tomar vários cafezinhos durante o expediente de trabalho e realizar a higiene bucal apenas ao fim do dia. Isso pode comprometer a coloração, já que o dente estará mais exposto à pigmentação devido ao tratamento. A recomendação é evitar e, caso fizer o uso, escovar os dentes logo após“, orienta Dra. Iara.
E usar o bicarbonato de sódio na escovação para clarear os dentes, pode? “O bicarbonato de sódio é um composto químico, que desgasta o dente e não deve ser usado na cavidade oral. Procure sempre um profissional de confiança”, alerta a especialista e acrescenta: “Isso também vale para os ‘cremes dentais branqueadores’, que possuem abrasivos em sua formulação e contêm pouca substância ativa para clarear os dentes como os produtos desenvolvidos especificamente para este fim”.
E, para finalizar, a cirurgiã-dentista explica sobre quão brancos é possível clarear os dentes e a importância em esclarecer aos pacientes quanto às expectativas em relação ao resultado final. “Quando clareamos os dentes, modificamos a tonalidade dentro do possível na graduação de cor natural do paciente, então não há como prever o quão ‘branco’ seu dente ficará. Reforço a importância de sempre buscar acompanhamento odontológico especializado para realizar este e outros procedimentos, para preservar a saúde bucal”. Por Mirella Schuch/FVcomunica