Destaque

Chapecó divulga Linha do Tempo das Ações de Enfrentamento à Covid-19

Chapecó começou em janeiro alertar à população sobre os riscos do Coronavírus. A Secretaria de Saúde já preparava um Plano de Respostas e Enfrentamento à doença, concluído em 4 de março. De lá pra cá centenas de ações, com embasamento técnico, foram implementadas. Todas elas estão no Boletim Estratégico, que contém mais de 600 páginas, é atualizado semanalmente, e está publicado no site da Prefeitura para quem quiser acessar: chapeco.sc.gov.br/coronavirus.

Junto com as medidas, surgiram as estratégias de divulgação para que as informações chegassem até as pessoas. A Linha do Tempo, publicada nesta terça-feira (09), é mais uma ferramenta que reúne e dá transparência às principais ações técnicas, nas mais diferentes áreas, colocadas em prática de janeiro até a última sexta-feira (05-06). Na abertura, a Linha do Tempo contempla um histórico da doença no mundo e insere no contexto a cidade de Chapecó e suas ações de combate, mês a mês.

Acesse o link e confira a Linha do Tempo na versão no prezi

Clique e veja a versão em pdf

Quase que diariamente o Prefeito Luciano Buligon faz uma fala direta com os chapecoenses, atualiza os números ao vivo, no facebook da Prefeitura. Todas as plataformas de comunicação da cidade e da região compartilham as mensagens e ajudam a espalhar a importância dos cuidados básicos para frear a contaminação. Aquelas medidas que nunca é demais lembrar:

  • Usar máscara sempre que precisar sair de casa;
  • Lavar as mãos com água e sabão;
  • Ter sempre junto um álcool em gel 70% e usá-lo com frequência;
  • Manter os ambientes ventilados e bem higienizados;
  • Em todos os lugares, supermercados, bancos, farmácias, estabelecimentos, respeitar o distanciamento físico de 1,5 metros;
  • Evitar abraçar, beijar ou compartilhar objetos pessoais;
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com o antebraço.

A mensagem também tem chegado para aqueles que não têm acesso à internet e outros meios digitais, ou não entendem a língua portuguesa. O Município criou uma campanha orientativa em quatro idiomas: francês, crioulo, espanhol e português.

Um carro de som percorre os bairros diariamente reforçando os cuidados. As informações também chegam em papel na casa das pessoas. 88 mil informativos estão sendo distribuídos pela cidade. As orientações são reforçadas pelas equipes da Vigilância Sanitária, que apertaram a fiscalização. E, ainda, pelo efetivo da Guarda Municipal que, infelizmente, em situações pontuais, tem precisado adotar medidas mais severas para conter aglomerações. Conversas frequentes com técnicos e autoridades da saúde, forças da segurança pública, entidades empresariais. Associações de Municípios, FECAM e Ministério Público de Santa Catarina têm auxiliado na tomada de decisões coletivas.

A Linha do Tempo das Ações de Enfrentamento à Covid em Chapecó está publicada em duas versões (prezi e pdf) e será atualizada semanalmente. (Secom/PMC).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link: https://chat.whatsapp.com/J4WlEehakUP9cOsnsHJ4Ng

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios