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Biblioteca Pública segue atendimento durante pandemia

Em virtude da pandemia da Covid-19, a Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella de Chapecó precisou adequar o atendimento ao público, buscando novas formas de acesso aos serviços. Por hora, estão suspensas as atividades de visitação e de acesso ao espaço físico para realização de estudos, pesquisas e acesso aos computadores. Seguindo todas as recomendações dos órgãos da saúde, a Biblioteca atende o público para a realização de empréstimos e devoluções da seguinte maneira: o usuário é atendido na entrada da Biblioteca respeitando o distanciamento e novos cadastros estão sendo abertos via whatsapp (49) 9 9901-8058. Visando colaborar para a segurança e conforto dos usuários a quantidade de livros emprestados foi ampliada para 03 livros por pessoa e o prazo de devolução também aumentou para 30 dias corridos.

Qualquer pessoa pode realizar a consulta ao catálogo eletrônico da Biblioteca Pública no endereço http://biblioteca.chapeco.sc.gov.br/sophia_web/ e dessa forma verificar quais os títulos que estão disponíveis para empréstimo, além de outras informações importantes inseridas na área de “Últimos avisos”. É importante salientar além do atendimento presencial, também estão disponíveis informações através do Whatsapp (49) 99901-8058, e-mail bibliotecapm@chapeco.sc.gov.br e telefones 2049-9002 ou 2049-9003.

A Biblioteca Pública disponibilizou também livros para as pessoas que estão hospedadas em um hotel da cidade cumprindo isolamento devido a COVID-19. Também foram organizadas fontes de informação com conteúdo digital de acesso aberto (gratuitos) que podem auxiliar neste momento de isolamento social, tanto como entretenimento para adultos e crianças e informação como apoio a trabalhos escolares ou acadêmicos. Confira a coletânea pelo link: https://bit.ly/culturaonlinebpmc

Rotina diária na Biblioteca Pública diante da pandemia

Com exceção do Setor de Empréstimo que tem como principal atividade o atendimento ao público e que, está com o atendimento voltado para ações on-line, os demais setores da Biblioteca seguem com suas atividades internas normalmente. Os servidores do Setor de Empréstimo estão atendendo os empréstimos e devoluções, estão realizando as seguintes atividades: a leitura das estantes, ou seja, livro a livro está sendo reorganizado conforme a Classificação Decimal de Dewey – CDD e a notação do autor; higienização de todos os livros do acervo e das estantes, trabalho já desenvolvido anteriormente, porém agora neste período foi intensificado; reorganização das carteirinhas dos usuários e novas sinalizações internas nas estantes.

Já o Setor de Processamento Técnico que realiza a catalogação segue com as atividades normais de cadastro das obras, visto que a Biblioteca está em processo de informatização desde outubro de 2016, tendo catalogados no sistema Sophia cerca 35% do acervo, aproximadamente 11 mil exemplares, ou seja, ainda temos um longo trabalho pela frente.

O Setor de Pesquisa que também trabalhava com o atendimento ao público segue com ênfase às atividades de conferência e colagem das etiquetas. Além disso, também é efetuado o procedimento de baixa no sistema dos livros selecionados para o descarte, por mal estado de conservação ou obsolescência. Sendo que uma servidora do Setor de Pesquisa também realiza a catalogação do acervo infanto-juvenil e segue com esta atividade durante o expediente interno. O Setor de Restauração também segue normalmente realizando o trabalho de reparos, conservação e preservação do acervo.

A Coordenação e o Administrativo estão atentas aos canais de comunicação com a população, respondendo dúvidas, e com a organização interna do arquivo corrente, documentos, planilhas, e-mails, lista de contatos, armários, RH, pedido de materiais, replanejamento das atividades culturais, higienização e organização de livros para os projetos de leitura, organização dos EPIs e demais demandas advindas da Secretaria de Cultura. Toda a equipe da Biblioteca Pública está obedecendo às orientações de higiene e tomando todas as medidas preventivas no combate ao Coronavírus.

COVID-19

Não existem dados concretos sobre quanto tempo o Covid-19 resiste nas superfícies, mas sabemos que os livros e as bibliotecas podem ser vetores para disseminar o vírus. Um estudo do Journal of Hospital Infection relatou que os coronavírus semelhantes ao SARS-CoV-2, responsável pelo COVID-19, podem persistir em algumas superfícies inanimadas (como metal, vidro e plástico) por até nove dias e no papel por quatro ou cinco dias. Enquanto isso, dados recentes do National Institutes of Health indicam que o SARS-CoV-2 é detectável em aerossóis por até três horas, até quatro horas em cobre, até 24 horas em papelão e talvez apenas dois a três dias em plástico e aço inoxidável.

Diversas entidades mundiais da área da Biblioteconomia vêm afirmando que o tempo é o melhor desinfetante e aconselhando que as bibliotecas fiquem fechadas para atendimento ao público até que pandemia acabe. Baseada nestas informações, a Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella procede da seguinte forma: Os livros devolvidos são armazenados em caixas de papelão e deixados em quarentena por 5 dias. Após esse período, são higienizados com álcool 70° e baixados no sistema (devolvidos). Importante destacar que: todas as multas geradas neste período de pandemia serão abonadas. A leitura é um hábito que traz benefícios para além do campo científico ou de conhecimento. Ela pode ser uma ótima pedida para acalmar a sua mente e fazer com que você saia da sua realidade sem sair da sua casa.

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