Destaque

Chapecó decreta Situação de Emergência devido a estiagem

Conforme sugestão da Defesa Civil o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, assinou nesta segunda (10), o decreto de situação de emergência, devido à estiagem que atinge o município e região.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Com a medida a Administração Municipal poderá adotar mais rapidamente medidas de enfrentamento, além de possibilitar aos agricultores encaminhamentos de demandas.
Em fevereiro choveu 74 milímetros, o que corresponde a 42% da média histórica, em março choveu 94 milímetros, o que dá 66% da média histórica e, em abril tinha chovido 22 milímetros, o que dá 20% da média histórica.
A Administração Municipal está transportando água para moradores do interior, para consumo humano e animal. O diretor de Agricultura, Jonas Bringhenti, relata prejuízos na safrinha de milho, para silagem, além de atraso na implantação das pastagens de inverno.

A Casan adotou um sistema de manobra de registros, num sistema de rodízio em 13 bairros da cidade. Com isso falta água em alguns horários.

O reservatório do Lajeado São José está com apenas 26% da capacidade, que se manteve estável na última semana, graças à chuva e à instalação de bombas de emergência, que aumentaram em 100 litros por segundo a captação da Barragem Santa Terezinha, do rio Tigre, em Guatambu.

Na semana passada também foi lançado o edital para perfuração de poços artesianos no São Pedro, Esplanada e Boa Vista. Segundo a gerência regional da Casan, a empresa vencedora será conhecida no dia 2 de junho, com a abertura das propostas.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios