
A bibliotecária Caroline Miotto Pecini, coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella, foi selecionada para participar de curso oferecido pela maior rede de bibliotecas públicas da Ibero-América, o programa Iberbibliotecas.
Ela ficou entre as três selecionadas de Santa Catarina (Gaspar e Capinzal também foram selecionadas) e 47 do Brasil, entre 130 pessoas inscritas.
O curso oferecido será: Serviço de referência e representação descritiva no contexto da Inteligência Artificial: abordagens e usos. Os objetivos são introduzir os conceitos fundamentais da Inteligência Artificial e seu impacto nos serviços das bibliotecas; explorar as aplicações da IA no serviço de referência, incluindo automação de atendimentos, busca inteligente e personalização da experiência do usuário e analisar o uso da IA na representação descritiva e catalogação, considerando metadados, indexação e interoperabilidade de dados.
Caroline considera essa oportunidade muito importante para se adaptar às novas tecnologias, se atualizar, aperfeiçoar as habilidades e consequentemente melhorar os serviços oferecidos pela Biblioteca Pública. “Estou muito feliz em ter sido selecionada para participar deste curso, espero aproveitar muito e visualizar novas possibilidades com esse aprendizado”, disse.
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
O curso inicia na sexta-feira e será “online”, com encontros síncronos, com duração de 8 semanas e 20h de trabalho acadêmico.
O Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas., promove o acesso livre e gratuito à leitura e à informação para todas as pessoas, sem discriminação, através da formação de uma rede Ibero-americana de cooperação entre bibliotecas públicas que permite gerar sinergias e aumentar os recursos para o benefício comum de todos os países e cidades vinculados. Fazem parte do Iberbibliotecas.
Fazem parte do Iberbibliotecas 12 membros, sendo as cidades de Medellín (Colômbia) e Quito (Equador), além dos países Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá e Peru.