Geral

APAE Chapecó comemora 53 anos

Fundada em 29 de novembro de 1970, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) atua em Chapecó como entidade filantrópica, sem fins lucrativos, e objetiva promover a reabilitação e a inclusão de pessoas com deficiência intelectual. A iniciativa de criação ocorreu por parte de algumas famílias com filhos portadores de deficiência intelectual, que acreditaram ser possível criar um ambiente de inclusão. Para iniciar sua atuação como escola, a Apae Chapecó recebeu em 1972 autorização do governo do Estado de Santa Catarina.

?Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
??Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS?

A Apae Chapecó completa 53 anos com 366 usuários, um dos maiores números nos últimos anos, que recebem atenção nas áreas pedagógica, de saúde e de assistência social. Para celebrar a data, foi programada uma série de atividades para esta quarta-feira. O início, pela manhã, prevê torneio de futsal entre representantes da Apae e do Sicoob Maxicrédito. Essa instituição é parceira com projeto apoiado pelo Fundo de Desenvolvimento Social, que a cooperativa de crédito mantém e incentiva o desporto na Apae.

Na parte da tarde serão realizadas atividades recreativas de educação física, com início às 14h45. Em seguida será cantado os “Parabéns”, com a partilha do bolo comemorativo ao aniversário. A diretora da Apae Chapecó, Nara Maria Valiati, destaca que a data é especial não somente pela comemoração dos 53 anos, mas também para agradecer às pessoas que aceitaram o desafio de fundar em Chapecó uma das afiliadas da Rede Apaeana. “Essas pessoas, juntamente com os profissionais e voluntários, que atuaram e ainda atuam na instituição, são os merecedores da homenagem e agradecimento”, sintetiza ela.

Atuação

Na área pedagógica, o atendimento pela Apae Chapecó compreende: artes; ballet clássico; educação física; estimulação precoce; psicomotricidade, informática educativa; recreação aquática; serviço de atendimento específico; serviço de vivências laborais; serviço de convivência; serviço pedagógico específico; projeto desporto; e projeto descobrindo artistas e transtorno do espectro autista. Já na saúde, o trabalho envolve: avaliação interdisciplinar; equoterapia; fisioterapia solo e aquática; fonoaudiologia; neuropediatria; nutrição; psicologia; psiquiatria; e terapia ocupacional.

Em termos de assistência social, são disponibilizados: acompanhamento de frequência; atendimento individual e familiar; avaliação social; encaminhamento das famílias e usuários para rede de serviços socioassistenciais; grupo de mães e voluntárias; transporte adaptado; e visita domiciliar.

Também são realizados o Pedágio do Carinho e bingo, voltados para arrecadar fundos para a manutenção da instituição e divulgar os serviços prestados. Na parte de atuação com os usuários, a Apae Chapecó desenvolve atividades como passeios e exposições de arte e Colônia de Férias, que objetivam trabalhar a independência, a socialização e a autoestima dos usuários, para promover a maior motivação, o desenvolvimento de novas habilidades e a melhoria da qualidade de vida de cada um deles.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios