
A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Chapecó (CDL Jovem) esteve reunida, nesta semana, para a terceira reunião do ano, no auditório da entidade. Coordenada pela presidente, Mara Von Borstel Nolasco, o encontro contou com aprendizados e estratégias para aperfeiçoar o endomarketing nos negócios com a proprietária da Uman Comunicação, Francieli Andrighi. Também, foi abordado sobre o planejamento para o Dia Livre de Impostos (DLI), que ocorre em 29 de maio e a empresária Ana Claudia Pacheco compartilhou experiências da sua trajetória profissional.
Aos 25 anos, Ana administra as lojas Roana Fashion Store e Armeria Men, além de coordenar o marketing e comunicação da loja Armeria Armas. A empreendedora chapecoense compartilhou os desafios e as inovações que implantou nos negócios, desde a identidade visual e estratégias para fortalecer as vendas.
“Participo ativamente das empresas desde os 17 anos. Comecei a trabalhar aos 14 anos, fui aprendendo e adquirindo experiências com meus pais ao longo desta jornada. Eles foram e são a diferença para eu ser quem sou hoje. A confiança deles em mim e a liberdade de atuar nas empresas, fez com que eu quisesse crescer ainda mais. Sempre fui apaixonada pela inovação do comércio, criação de empresas, então se tornou algo natural ao longo dos anos. Domino todas as áreas das lojas. E todo dia é uma nova oportunidade de aprendizado e crescimento. Hoje tenho orgulho de ver que minha caminhada auxiliou muito na história deles”, salientou a empreendedora.
Ana, que também é coordenadora de eventos na diretoria da CDL Jovem, reforçou que a união do grupo promove engajamento com vários empresários, troca de ideias, além de “ajudar nas dores do dia a dia, potencializar o crescimento de forma descontraída e proporcionar novas experiências de liderança dentro da entidade, que possibilitam mais segurança para enfrentar situações adversas”, pontuou.
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
DLI em maio
Ainda na reunião, a presidente conduziu a organização e formação das equipes para a prospecção das lojas na campanha nacional Dia Livre de Impostos. Neste ano, a tradicional ação está programada para o dia 29 de maio e empresas de todos os segmentos podem participar vendendo produtos com descontos equivalentes aos tributos que incidem sobre eles. Em 2024, o município foi destaque no Estado ao mobilizar o maior número de estabelecimentos participantes: 78 lojas e filiais.
De acordo com a presidente, o objetivo deste ano é manter Chapecó na liderança de estabelecimentos envolvidos na campanha. “Já iniciamos as mobilizações e agora a diretoria atuará de forma intensa para apresentar a proposta do DLI e cadastrar novas empresas participantes. É uma oportunidade de mostrarmos o quanto os impostos são abusivos e, enquanto grupo jovem da CDL, podemos engajar os empreendedores para oferecerem promoções e descontos neste dia”, frisou Mara.
A comunicação interna e a cultura da empresa
O evento também abordou estratégias de fortalecimento e posicionamento do endomarketing. “O colaborador deseja ser reconhecido pela venda, mas principalmente como pessoa. As empresas precisam reter e atrair bons talentos. O endomarketing faz uma grande diferença, é o momento de valorizar o seu colaborador, treinar e capacitar. Quando a pessoa está em um ambiente no qual ela recebe um salário justo, tem um ambiente saudável, bons colegas e pode se desenvolver profissionalmente, ela vai permanecer mais tempo”, explanou.
Francieli também explorou como identificar essa cultura da empresa a partir de um olhar estratégico do endomarketing. “As primeiras ações que o empregador pode fazer para valorizar os seus colaboradores começam na chegada deles à empresa. O colaborador precisa se sentir acolhido e receber as informações básicas sobre o que ele precisa entregar. Ainda, saber qual é a cultura, a visão, a missão, os valores, metas e os padrões daquele espaço”, explicou.
A palestrante também orientou iniciativas para manter o colaborador interessado em permanecer na empresa. “Os funcionários precisam realmente entender o porquê a empresa é daquela forma. Então começamos a reconhecer ele dentro das ações. Já identificamos em pesquisas internas que o colaborador aprecia muito comemorar o seu aniversário. Ele também gosta de ser ouvido, ter espaço para sugerir ideias e participar da empresa, por isso é preciso ter canais de comunicação para ouvir ele”.