Geral

Sebrae/SC apresenta resultados de projetos no Tecnoeste 2020

Os resultados do projeto “Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Alimentos: suínos, aves e leite” e do Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (SebraeTec) nas áreas de erva-mate e vitivinicultura são as atrações do Espaço Sebrae/SC no Tecnoeste 2020, que inicia nesta terça (18) e prossegue até quinta (20)em Concórdia. O evento, organizado pela Copérdia e pelo Instituto Federal Catarinense – campus Concórdia (IFC), tem como tema “Gestão, Qualidade de Vida e Sucessão na Propriedade Rural”.

Conforme o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Enio Albérto Parmeggiani, o intuito é transmitir conhecimentos aos empresários rurais, apresentar novas técnicas para o processo produtivo seja no aumento da produtividade ou na redução de custos. “A atuação da entidade está voltada ao estímulo do empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios”, destaca ao complementar que o Sebrae/SC também conta com um consultor à disposição para atender o público.

Um exemplo são os resultados dos trabalhos de consultoria tecnológica no segmento da erva-mate. No município de Concórdia foram atendidos 122 produtores no período de 2015 a 2019, o que resultou no aumento da média de colheita de 4,8 tonelas/ano para 6,7 tonelas/ano. O trabalho consistiu no diagnóstico da propriedade, na recuperação do solo (a partir de análises oficiais), na recuperação da planta (poda, desbaste, renova e rebaixamento), na condução da colheita e na inserção de boas práticas de colheita.

Outro destaque, mas da vitinicultura, é o espumante champenoise, produzido em Xanxerê e o primeiro do oeste catarinense. De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae/SC Fábio Ricardo Ecco os estudos para elaboração da bebida iniciaram em 2017. “Esse é um trabalho de longo prazo, com estruturação física e de equipamentos das empresas e treinamento dos funcionários. A avaliação até o momento é positiva, pela crescente produção e avanço da logística”, analisa Ecco. (Fonte MB Comunicação).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios