DestaqueEconomiaGeral

Vinte e dois municípios do Extremo-Oeste lançam o Programa Cidade Empreendedora

Vinte e dois municípios do extremo oeste de Santa Catarina lançaram recentemente o Programa Cidade Empreendedora – Ciclo 2025/2026, em parceria com o Sebrae/SC, com o objetivo de promover o desenvolvimento local por meio de ações estratégicas voltadas ao fortalecimento da gestão pública, estímulo ao empreendedorismo, melhoria do ambiente de negócios. Abrangendo desde o incentivo à formalização de empreendimentos até o fortalecimento da identidade local.

Os municípios que já formalizaram o lançamento são Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Bom Jesus do Oeste, Caibi, Cunha Porã, Descanso, Guaraciaba, Iporã do Oeste, Maravilha, Palmitos, Paraíso, Princesa, Romelândia, São João do Oeste e São José do Cedro – Outros municípios – Campo Erê, Itapiranga, Palma Sola, Saltinho e São Miguel do Oeste devem anunciar a parceria nos próximos dias.

De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a adesão conjunta demonstra a maturidade e a visão estratégica dos gestores públicos da região.

“O Cidade Empreendedora não é apenas uma iniciativa pontual. Ele representa uma mudança estrutural na forma como os municípios pensam e promovem o desenvolvimento local. Com a participação ativa de prefeitos, secretários municipais, lideranças locais e entidades de classe, o Programa reforça a importância da qualificação da gestão pública e da criação de um ambiente favorável ao crescimento dos negócios e à inovação”, destacou.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Destaques regionais: Cunha Porã e Anchieta colhem frutos da parceria 

Em Cunha Porã, a parceria com o Sebrae/SC consolidou-se como uma estratégia eficaz, com resultados expressivos no ciclo 2023/2024. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ariel José Henn, os avanços demonstram o impacto direto do Programa na economia local.

“Entre os principais resultados estão mais de 50 novos MEIs formalizados apenas em 2024, mais de 800 atendimentos realizados, abrangendo 320 CNPJs distintos, cinco treinamentos voltados a empreendedores e colaboradores, impactando mais de 120 pessoas. Também tivemos dez consultorias individuais com foco em marketing, realização do Power UP – Geração Empreendedora, a 1ª Feira de Empreendedorismo & Oportunidades, implantação de um sistema 100% automatizado para abertura de CNPJ, consolidando a desburocratização total do processo”, explicou.

No setor de turismo houve avanços relevantes. Foi elaborado o Plano Municipal de Turismo, criada a Rota Turística Morada do Verde e desenvolvidos um aplicativo exclusivo para atendimento ao público.

“Como reconhecimento por esses esforços, Cunha Porã conquistou o Selo Sebrae de Referência em Atendimento – Categoria Bronze (2024). A Administração reforça a importância da participação da comunidade no novo ciclo e convida a população a se engajar no movimento que projeta a cidade para um futuro mais inovador e próspero”, salientou.

ANCHIETA APOSTA NA FORÇA DO EMPREENDEDORISMO E DO AGROTURISMO

Com foco no fortalecimento do empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável, o município de Anchieta também lançou, recentemente, o ciclo 2025/2026 do Programa Cidade Empreendedora. A ação reafirma o compromisso da gestão municipal com a geração de emprego, renda e qualidade de vida para a população.

A nova edição contempla eixos estratégicos como gestão pública eficiente, liderança e governança local, desburocratização e apoio ao MEI, Sala do Empreendedor, Compras Públicas e acesso ao crédito, Educação Empreendedora nas escolas, Inclusão Socioprodutiva, Valorização das Vocações e identidade local e Agroturismo: um olhar especial para o campo.

Neste último eixo, o município desenvolverá um roteiro agroturístico planejado e personalizado, com base no mapeamento das potencialidades e fragilidades dos destinos rurais. O objetivo é valorizar a produção agrícola e o modo de vida no campo, ao mesmo tempo em que se ampliam as oportunidades econômicas e se promove a integração entre turismo e agricultura, com foco em inovação, sustentabilidade e identidade territorial.

Para o prefeito Moacir Piovezani a administração tem o papel de articular, ouvir e buscar as parcerias certas, pessoas e instituições que orientem e fortaleçam as ações. “Buscar o apoio do Sebrae/SC é, sem dúvida, valorizar a nossa equipe e reforçar o compromisso com o desenvolvimento sustentável do nosso município. Com essa parceria, temos a certeza de que conseguiremos impulsionar com mais qualidade setores essenciais como o turismo, a agricultura, a indústria e o comércio. O nosso objetivo é oferecer ao cidadão o melhor que nossa cidade pode proporcionar”, acrescentou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios