Destaque

Unochapecó prepara retorno gradual das atividades práticas a partir de segunda

Os cursos de graduação estão se organizando para o retorno das atividades práticas presenciais obrigatórias dos alunos formandos a partir da próxima segunda (8). Este retorno será gradual e obedecerá a todos os procedimentos de segurança e biossegurança determinados em protocolo interno, em conformidade com as determinações das autoridades sanitárias e demais ordenamentos legais.

Em relação aos alunos não formandos, cujos cursos preveem atividades presenciais obrigatórias referentes aos componentes deste primeiro semestre, a exemplo de aulas práticas e estágios, estas serão realizadas no decorrer do segundo semestre. A universidade está possibilitando que, nestes casos, os alunos possam adiantar os conteúdos teóricos das disciplinas referentes ao segundo semestre, e realizar as práticas do primeiro e segundo semestre, após a conclusão dos conteúdos teóricos. “Desta forma, acreditamos estar protegendo a saúde e o bem-estar dos nossos estudantes, pois não necessitarão participar de atividades presenciais neste momento. Por outro lado, os alunos formandos poderão concluir seus cursos e iniciar suas atividades profissionais, tão logo desejarem”, explica a vice-reitora e pró-reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner.

A Reitoria nomeou uma Comissão de Biossegurança, composta por professores e técnicos com comprovada experiência no tema, com vistas à elaboração de um plano de retorno gradual às atividades presenciais na Unochapecó. “Este protocolo foi elaborado considerando o contexto atual da pandemia da Covid-19, observando as restrições atuais de isolamento social, bem como as orientações das autoridades de saúde e dos órgãos reguladores da Educação Superior. Estabelece as diretrizes gerais a serem seguidas pela comunidade acadêmica, bem como as diretrizes relativas ao acesso à universidade; à utilização dos espaços comuns, dos espaços acadêmicos e da biblioteca; à utilização de espaços e atividades de trabalho por funcionários, às atividades na Clínica Integrada, aos serviços internos de alimentação, etc”, acrescenta.

O retorno gradual às aulas presenciais proposto no referido documento é de fundamental importância para que os alunos da Instituição possam retomar com segurança suas atividades acadêmicas e manter sua rotina de estudos, sobretudo com relação aos componentes curriculares, que, por sua natureza, não podem ser cursados de maneira não presencial.

Quanto as aulas teóricas, elas seguem de forma remota até dia 15 de junho, segundo o Ministério da Educação (MEC) – Portaria nº 473, de 12 de maio de 2020. “Porém, considerando o atual contexto sanitário, acreditamos que esse tempo irá se prolongar. A nossa intenção é trabalhar os conteúdos teóricos de forma remota durante inclusive o decorrer do próximo semestre”, finaliza a professora.

Vale também ressaltar que desde que a pandemia causada pela Covid-19 tomou grandes proporções no Brasil, a Unochapecó vem adotando medidas de prevenção e mudanças de procedimentos para trazer mais segurança para toda comunidade. Ainda na primeira decisão institucional (Portaria Nº 098/REITORIA/2020), assim como nas que a sucederam, muitas ações foram tomadas no sentido de enfrentar as diferentes situações em que uma Instituição de ensino está submetida neste momento ímpar que todos nós vivemos.

Live reitores

Para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, a Unochapecó realizará na segunda-feira (08/06), uma live em seu canal oficial no Youtube. O reitor, professor Claudio Jacoski, e a professora Silvana, estarão ao vivo, às 17h, falando sobre a retomada pós-pandemia.

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link: https://chat.whatsapp.com/J4WlEehakUP9cOsnsHJ4Ng

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios