Política

Senadores rebatem Pacheco no STF e pedem instalação da CPI da Covid

Os senadores Alessandro Vieira (SE) e Jorge Kajuru (GO), ambos do Cidadania, apresentaram nesta quinta (8) ao STF (Supremo Tribunal Federal) uma réplica à resposta do Senado Federal sobre não ter instalado a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da covid-19.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Para os senadores, “não cabe ao presidente do Senado qualquer apreciação de mérito sobre o objeto da investigação parlamentar”, mas apenas “fazer cumprir a vontade da minoria, procedendo-se ao exame formal do requerimento”.

Vieira e Kajuru acionaram o STF para solicitar a criação imediata da CPI para apurar a conduta do governo federal no enfrentamento à pandemia. O pedido foi protocolado no mês de fevereiro e leva 31 assinaturas, cinco a mais do que as que são exigidas.

Em resposta ao STF, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), alegou que a “a comissão poderá ter o efeito inverso ao desejado, como o de eventualmente gerar desconfiança da população em face das autoridades públicas em todos os níveis, promover reações sociais inesperadas”.

Os senadores contestaram a versão de Pacheco e solicitam a imediata instalação. Para eles, o presidente do Senado, “em deliberada inércia”, se omite, o que configura “abuso legislativo flagrantemente inconstitucional”. Do R7

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios