Geral

Seminário Nacional da Saúde debate um ambiente de trabalho mais saudável

Evento é organizado pela Conta/CUT e pelo Sitracarnes e ocorre em Chapecó, nesta quinta e sexta (25 e 26). Entre os palestrantes estão especialistas da Fiocruz, UnB, UFSC, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Claúdio Marcarenhas Brandão, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Sandro Sardá, e o coordenador do Departamento de Saúde e Trabalho da Rel-UITA, Roberto C. Ruiz

Discutir e debater questões fundamentais relacionadas à saúde e segurança no ambiente de trabalho, especificamente no setor da alimentação. Esse é o objetivo do Seminário Nacional da Saúde e Trabalho no Setor da Alimentação da Contac, que acontecerá nesta quinta-feira (25), das 8h às 18h, e sexta-feira (26), das 8h às 12h30, no auditório do Sitespm, na rua Rui Barbosa, 274-E, Centro, em Chapecó/SC. O evento é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Chapecó (Sitracarnes) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac/CUT).

Com o tema “Por um ambiente de trabalho mais saudável!”, o evento reunirá especialistas, representantes sindicais e trabalhadores para discutir e propor melhorias nas condições de trabalho. “O Seminário promoverá um diálogo construtivo e buscará soluções que garantam melhores condições de trabalho para todos os envolvidos na indústria de alimentos”, ressalta o presidente da Contac, Josimar Cecchin.

O secretário de saúde da Contac e tesoureiro do Sitracarnes, Jenir Ponciano de Paula, enfatiza que o Seminário é uma oportunidade única para unir esforços em prol da saúde dos trabalhadores. “Nosso objetivo é promover um espaço de diálogo e reflexão, onde possamos identificar os principais desafios e trabalhar juntos para superá-los. A saúde e a segurança dos trabalhadores são prioridades e devem ser tratadas com a devida atenção”, afirma.

Para o presidente do Sitracarnes, Ivo de Jesus, o evento é uma oportunidade de compartilhar experiências e sugerir soluções práticas para os problemas enfrentados no dia a dia. “A troca de conhecimentos e a colaboração entre os diferentes atores do setor serão fundamentais para alcançar um ambiente de trabalho mais saudável e seguro”, reforça.
Entre os palestrantes estão especialistas da Fiocruz, UnB, UFSC, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Claúdio Marcarenhas Brandão, o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Sandro Sardá, e o coordenador do Departamento de Saúde e Trabalho da Rel-UITA, médico do trabalho Roberto C. Ruiz.

Entre os temas das palestras, estão ocorrências de acidentes e doenças do trabalho na agroindústria, insalubridade em frigoríficos, Norma Regulamentadora (NR) 36, agrotóxicos no setor da alimentação, saúde mental e atualização em previdência e trabalho.

Também ocorrerá reunião extraordinária de Sindicatos da Alimentação sobre os Planos de Saúde da JBS e da BRF e será elaborada a Carta de Chapecó dos Sindicatos da Alimentação 2024.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Programação do Seminário Nacional da Saúde e Trabalho no Setor da Alimentação da Contac
Tema: por um ambiente de trabalho mais saudável!

25 de julho (quinta)
8h: Credenciamento
8h30: Abertura – autoridades
9h: Mística – filme Carne e Osso – uma década depois
9h20: Ocorrência de acidentes e doenças do trabalho na Agroindústria e o Atlas de Saúde do Trabalhador em Frigoríficos
Moderador: Dr. Allan de Campos Silva: Geógrafo, mestre e doutor em Geografia Humana pela USP e de pós-doutorado pela UNESP (moderador)
– Prof. Dr. Fernando Heck: Professor geografia IFSP / Doutorado em Geografia na FCT/Unesp / Pesquisador CEETAS – UNESP
– Prof. Dr. Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira: Doutor em Ciências da Saúde (UnB). Autor do PPP, NTEP, FAP e dos Eventos SST no e-Social
10h30 – Intervalo
10h45: Exposição a riscos em frigoríficos e insalubridade: alguns exemplos como amônia, frio, ergonomia, biológico entre outros
Moderadora: Geni Dalla Rosa – Contac/CUT
– Roberto C. Ruiz: médico do trabalho. Doutorando na UFSC. Coordenador do Departamento de Saúde e Trabalho da Rel-UITA
– Leandro Vargas B. de Carvalho: Farmacêutico do Laboratório de Toxicologia do Cesteh/Ensp/Fiocruz, mestre em Saúde Pública e Meio Ambiente (Ensp/Fiocruz)
– Dr. Diogo Cunha dos Reis: Doutor em Biodinâmica do Movimento Humano, Pesquisador de Pós-doutorado em Ergonomia/Biomecânica (SIGEVIS-UFSC)
12h30 – Almoço
13h30: NR 36 – avanços, ajustes e futuro da saúde e segurança no trabalho em frigoríficos
Moderador: Dr. Sandro Sardá – Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT)
14h30: Agrotóxicos no setor da alimentação
Moderador: Josimar Cecchin, presidente da Contac
– Gerardo Iglesias: Secretário Regional da UITA para América Latina
– Ronaldo Fleury: Advogado (Escritório Mauro Menezes & Advogados), Subprocurador-Geral do Trabalho Aposentado e Procurador Geral do Trabalho entre 2015 e 2019
16h – Intervalo
16h15: Saúde mental / assédio moral no trabalho
Moderador: Roberto Ruiz, médico do trabalho
– Mateus Graoske Mendes: psicólogo clínico no Sinjusc, especialista atendimentos de casos de violência moral no trabalho
17h15: Lançamento do ObAgro – UITA / Contac / CNTA
17h30: Encerramento
18h: Reunião extraordinária de Sindicatos da Alimentação sobre os Planos de Saúde JBS / BRF – Coordenação – Contac

26 de julho (sexta)
8h30: “Proteção à saúde do trabalhador e responsabilidade civil do empregador nas atividades de risco acentuado”
Moderador: Ronaldo Machado – Advogado, Assessor Jurídico da Contac/CUT
Palestrante: Dr. Cláudio Mascarenhas Brandão – Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST)
10h45 – Intervalo
11h: Atualização em previdência e trabalho: identificando e acessando o enquadramento de aposentadoria especial, doenças do trabalho e da pessoa com deficiência
Moderador: Ivo de Jesus, presidente do Sitracarnes
– Dra. Marilei Martins de Quadros: advogada especialista em Direito Previdenciário
11h30: Debates: Carta de Chapecó dos Sindicatos da Alimentação 2024
12h30: Encerramento

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios