
O Estado de Santa Catarina se prepara para uma exposição internacional sem precedentes com a estreia da nova superprodução da emissora portuguesa TVI, a novela “Terra Forte”. Com cenas gravadas nos deslumbrantes cenários catarinenses, a trama levará a cultura, as paisagens e o potencial turístico do nosso estado para milhões de lares em Portugal e em vários países através do serviço de streaming Prime Video. A estreia está marcada para o próximo dia 20 de outubro e foi revelada em um evento de lançamento da novela, realizado no Resort Costão do Santinho nesta segunda-feira (13).
A ação do Governo do Estado foi realizada a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), a Fundação Cultural Badesc e a portuguesa TVI. O resultado esperado é um impacto positivo para a imagem de Santa Catarina no exterior, consolidando ainda mais o aumento de turistas estrangeiros para o estado, que já é o 3° maior destino de visitantes internacionais no País e segue com esse número em expansão.
“É mais um salto que nosso estado terá no número de turistas estrangeiros que vêm conhecer nossas belezas únicas. Vêm a primeira vez porque viram na novela, acabam vindo mais duas, três vezes. E aí eu não tenho dúvida que muitos portugueses vão querer se mudar para cá e virar catarinenses também. Quem conhece Santa Catarina se apaixona”, disse o governador Jorginho Mello no lançamento na novela no Brasil e completou: “Já devemos fechar 2025 com um aumento de 700% no número de passageiros internacionais nos aeroportos de Santa Catarina“.
A trama central de “Terra Forte” narra uma emocionante história de amor que une os Açores, em Portugal, ao nosso estado, destacando a saga de uma família que aqui prospera com a criação de cavalos. Essa narrativa não apenas posiciona Santa Catarina como um destino acolhedor e de oportunidades, mas também associa a nossa imagem a valores de força, resiliência e beleza natural. As gravações da novela foram realizadas nos Açores e em Florianópolis.
“Estamos diante de uma oportunidade única de mostrar ao mundo o que Santa Catarina tem de melhor. A teledramaturgia tem um poder imenso de criar desejo e inspirar viagens. Ao exibir nossas paisagens, nossa cultura e nosso estilo de vida para uma audiência tão vasta e qualificada, ‘Terra Forte’ se torna uma das mais importantes ferramentas de promoção turística do estado nos últimos anos”, afirma a Secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif.
A secretaria avalia que a escolha de Santa Catarina como cenário principal no núcleo brasileiro da novela é um reconhecimento da diversidade e da beleza única de nossas paisagens, que vão da serra ao mar, passando por vales e cidades de charme europeu. A expectativa é que, a partir do início da exibição, haja um aumento significativo no interesse de turistas portugueses e de outras nacionalidades em conhecer os locais onde a história se desenrola.
Protagonizada por grandes estrelas da teledramaturgia portuguesa, a novela tem todos os ingredientes para ser um sucesso, e Florianópolis será o pano de fundo que certamente encantará os telespectadores.
“É a primeira novela da TVI que se passa mais fora do que no nosso país. Além das gravações realizadas aqui, nossos estúdios em Portugal eram representando Florianópolis. Praticamente toda a ação se passa em Santa Catarina”, explica a autora da novela, Maria João Costa, que já ganhou um Emmy com suas produções e agora assina essa novela que tem como cenário as belezas catarinenses.
Participaram do lançamento a vice-governadora, Marilisa Boehm, o CEO da Media Capital, grupo que detém o canal TVI, Pedro Morais Leitão, o Diretor-Geral da TVI, José Eduardo Moniz, e os atores João Catarré, José Fidalgo, Sofia Nicholson e Camila Ribau. O evento também reuniu diversas outras autoridades catarinenses, como o presidente do Badesc, Ari Rabaiolli, e a presidente da Fundação Cultural Badesc, Camila Steckert, apoiadores do projeto, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, o fundador do Costão do Santinho, Fernando Marcondes de Mattos, deputados estaduais, secretários de Estado, entre outros.
Impactos do set-jetting
O fenômeno do “set-jetting”, turismo motivado por locações de filmes e novelas, é uma tendência consolidada e com múltiplos casos de sucesso. A própria TVI, emissora de “Terra Forte”, colheu frutos recentemente com a novela “Cacau”, gravada em Itacaré, na Bahia, que gerou um crescimento expressivo no fluxo de turistas europeus para a região e registrou o melhor verão da sua história em 2025, segundo dados da Secretaria de Turismo baiana.
No Brasil, outros exemplos de sucesso incluem o aumento de mais de 500% nas buscas pelo Monte Roraima após a novela “Império” e o crescimento de 112% na procura por Salvador durante a exibição de “Segundo Sol”, demonstrando o enorme potencial de conversão da audiência em visitantes.
A TVI já promove a estreia com entusiasmo em suas redes sociais: “Uma história de amores e desafios que atravessam gerações. Uma novela que promete não deixar ninguém indiferente. “Terra Forte” estreia dia 20 de outubro, na TVI“.

A trama da novela
Terra Forte é uma obra de ficção que explora as profundas conexões entre as duas regiões. A trama, que se desenrola entre a Ilha das Flores, nos Açores, e Florianópolis, cidade de fundação açoriana, apresenta uma narrativa contemporânea de drama e mistério, enraizada em uma herança cultural compartilhada.
A história central acompanha a jornada de Flor (Benedita Pereira), uma mulher que retorna ao Brasil após duas décadas, dada como morta depois de uma tentativa de homicídio em alto-mar. O seu regresso inesperado aos Açores desestabiliza a vida de Sammy (José Fidalgo), seu amor do passado, que agora é casado com Maria de Fátima (Rita Pereira), antiga amiga de infância de Flor.
Determinada a desvendar a verdade sobre o atentado que sofreu e a buscar por justiça, Flor viaja para Florianópolis. Na Capital catarinense, a protagonista se depara com uma complexa teia de segredos e disputas familiares, descobrindo que Maria de Fátima assumiu uma nova identidade e hoje comanda o patrimônio que um dia pertenceu à sua família.
A narrativa se aprofunda em um acerto de contas que envolve três gerações diferentes. A autoria da trama é de Maria João Costa, que já assinou êxitos como “Ouro Verde”, “Amar Demais” e, mais recentemente, “Cacau”.