Destaque

Robô brasileiro ajuda pacientes na UTI a manter contato com a família

Um robô desenvolvido para atuar em hospitais pode auxiliar o lado psicológico de quem está internado na UTI com  covid-19 ao permitir o contato de pacientes com familiares.

O equipamento consegue interagir em português, detectar pessoas ao redor e se movimentar de forma autônoma pelo corredores de um hospital. O projeto foi desenvolvido pela startup Human Robotics, que é acelerada pela Hotmilk -ecossistema de Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Por ser uma doença contagiosa, pacientes da covid-19 não podem receber visitas de familiares. O acesso a dispositivos eletrônicos dentro das UTIs também é restrito. Então, as ligações por vídeo, mediadas por enfermeiros ou médicos, têm sido uma das formas de manter o contato com o lado de fora do hospital.

“À medida que esse paciente vai tendo contato com os médicos, com a família ou amigos, seja por celular ou tablet, ele tem a percepção de melhora. O fato de ouvir a voz do outro e ser escutado ajuda na cura”, explica Dorli Kamkhagi, psicóloga do IPq e coordenadora do projeto LIM27, Laboratório de Neurociências na USP.

Os robôs também podem contribuir para reduizir a exposição de profissionais da saúde ao novo vírus. As máquinas podem desde levar comida ao quarto até fazer relatórios de rotina. No Japão e na China, a tecnologia já tem como finalidade auxilar no trabalho diário dentro dos hospitais antes mesmo da pandemia. Aqui no Brasil, o Hospital Universitário Cajuru (HUC), em Curitiba, foi o primeiro local escolhido para os testes com o novo robô brasileiro. (Fonte R7).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link: https://chat.whatsapp.com/J4WlEehakUP9cOsnsHJ4Ng

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios