Política

Relatado por Maldaner, projeto reduz alíquotas de fertilizantes e defensivos agropecuários

Nesta quarta (1º), a Comissão de Finanças e Tributação, aprovou o Projeto de Lei nº 8840/17, relatado pelo deputado federal Celso Maldaner, para “alterar a Lei n.º 10.925, de 23 de julho de 2004, que “reduz alíquotas do PIS/PASEP e da COFINS incidentes na importação e na comercialização do mercado interno de fertilizantes e defensivos agropecuários e dá outras providências”, para possibilitar a habilitação definitiva de pessoa jurídica para utilização de créditos presumidos no prazo de até dois terços daquele fixado para termo final do projeto aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp

O objetivo do texto é ampliar o prazo de requerimento para a habilitação definitiva por pessoas jurídicas relacionadas à produção e à comercialização de leite para utilização de créditos presumidos para até dois terços daquele fixado para termo final do projeto aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Maldaner explica que através do Programa Mais Leite Saudável, às empresas e cooperativas se beneficiam de um crédito presumido, espécie de incentivo fiscal dado pelo governo federal, que dá desconto na contribuição para o PIS/Pasep e na Cofins devidas. Porém, atualmente, o plano de investimento dá direito à habilitação provisória no programa, e a habilitação definitiva, com o consequente acesso ao incentivo fiscal, dever ser requerida à Receita Federal no prazo de 30 dias contados da data de aprovação do projeto pelo ministério, conforme determina o Decreto 8.533/15. Um prazo muito curto.

Sendo assim, “o projeto visa ampliar o escasso prazo de 30 (trinta) dias para habilitação definitiva”, defendeu o deputado.

O projeto tramita em caráter conclusivo, e já foi analisado pela Comissão de Finanças e Tributação, devendo ser passar agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Raquely Benedet Cella/Assessora Parlamentar

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios