
O distrito de Marechal Bormann, Chapecó (SC), recebeu a mobilização do projeto “Quebrando o Silêncio”, realizada pelo Clube de Desbravadores Cavaleiros da Esperança & Alvorada. A ação, que ocorreu no último sábado (6), buscou alertar e engajar a sociedade contra a violência física, emocional, sexual e também o bullying. A campanha reforça que ficar em silêncio só aumenta a dor e que falar, pedir ajuda e denunciar pode salvar vidas.
O Quebrando o Silêncio é uma campanha anual desenvolvida em vários países da América do Sul, envolvendo escolas, clubes de desbravadores, igrejas e comunidades. O objetivo é levar informação, apoio e esperança, mostrando que a violência não deve ser naturalizada e que é possível construir uma cultura de respeito e cuidado.
No distrito de Marechal Bormann, que por muito tempo foi lembrado pela violência, o impacto do projeto é visível. Hoje, já se percebe mudança na vida de muitas crianças e adolescentes, que passaram a compreender a importância do diálogo, da empatia e da valorização da vida.
A mobilização mostrou que, mesmo em uma comunidade pequena, quando todos se unem em prol de uma causa, é possível transformar realidades e construir um futuro melhor para as próximas gerações.