DestaqueGeral

Prefeitura de Maravilha inicia plano estratégico do turismo

Com o objetivo de identificar o potencial turístico do município, apontar possíveis atrações e elencar melhorias na infraestrutura a Prefeitura de Maravilha, no Extremo Oeste catarinense, iniciou neste mês de setembro a elaboração de um planejamento estratégico do setor. A iniciativa integra o Programa Cidade Empreendedora, executado pelo poder público e o pelo Sebrae/SC.

Nessa primeira etapa, as consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Hall e Silvia Nowalski, em conjunto com servidores municipais e membros do Conselho Municipal de Turismo, realizam o reconhecimento dos potenciais turísticos que poderão se desenvolver a longo prazo. “Identificamos no território quais são os atrativos e o que pode ser um potencial, em paralelo também fazemos uma análise do mercado regional e buscamos definir um diferencial para Maravilha”, comenta Silvia.

Estudos comprovam que o turismo contribui com 53 setores da economia local, entre hotéis e pousadas, bares e restaurantes, farmácias, postos de combustíveis, lojas e departamentos de presentes. Isso resulta na distribuição de renda no município, pois fortalece a economia local e gera retorno econômico ao poder público, que pode reinvestir em melhorias para os moradores. “Observamos que vários municípios catarinenses têm buscando o desenvolvimento por intermédio do turismo e o poder público é o fomentador desse processo, principalmente de incentivar as empresas locais e propor um direcionamento no qual podem ser implantados projetos e produtos”, explica Silvia.

O secretário de indústria, comércio e turismo Gelson Rossetto enfatiza o anseio da administração municipal em fomentar o turismo, captar recursos para investimentos, melhorar a estrutura e assegurar capacitação aos prestadores de serviços para que possam receber de maneira hospitaleira os visitantes. “Maravilha é a cidade das crianças e nosso desejo é ampliar a oferta de eventos e atrações voltados às famílias tanto dos moradores quanto dos turistas para que possam encontrar no município atrativos culturais, recreativos, esportivos e de lazer”, observa.

De acordo com Rossetto, Maravilha conta com o espaço coberto Criança Sorriso, no qual são realizados eventos aos fins de semana, praças com academia ao ar livre e brinquedos, campings e áreas destinadas à prática de atividades físicas como vôlei de areia e futsal. “Ao fortalecermos a economia local teremos um ambiente favorável aos negócios, a melhoria do índice de desenvolvimento humano (IDH), aumento da oferta de emprego e melhoria da qualidade de vida”, conclui.

As estratégias de fomento ao turismo de Maravilha, aproveitando os potenciais locais, serão debatidas em reuniões de acompanhamento das atividades com a participação de empresários, prestadores de serviços, produtores rurais, sindicatos, associações e entidades empresariais. (Informações MB Comunicação).

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios