
A semana, entre a terça (22) e a sexta (25), será de grande variação nas condições do tempo em Santa Catarina. Entre a tarde desta terça e ao longo da quarta (23) a aproximação e atuação de uma frente fria com característica semi-estacionária sobre o RS, combinada a um sistema de baixa pressão em médios níveis da atmosfera no interior do continente, irá ocasionar temporais isolados que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e de alagamentos pontuais, principalmente em áreas do centro ao leste do estado, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas às chuvas. (clique aqui para acessar o aviso).
👇Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS👇
Entre a madrugada desta terça e durante esta quarta, também é esperado um vento médio entre 20 a 35 km/h, de direção norte/noroeste, com rajadas que devem variar entre 50 a 80 km/h (pontualmente podendo ultrapassar estes valores) em áreas do Grande Oeste, da Grd. Florianópolis Serrana, da Serra do Litoral Sul, dos planaltos e do Litoral Norte, configurando risco baixo a moderado para destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica. (clique aqui para acessar o aviso)
Ainda nesta terça (22), as temperaturas sobem bastante no estado, chegando aos 32°C no Grande Oeste, 33°C no Litoral Sul e variando entre 24 e 29°C nas demais áreas catarinenses. Na quarta (23), elas sobem mais ainda, podendo ultrapassar os 35°C no Litoral Norte, marcando entre 30 e 34°C no Grande Oeste e no Litoral Sul e variando entre 26 e 33°C nas outras regiões. Somente no Litoral Sul as temperaturas máximas não sobem tanto, oscilando entre 19 e 26°C.
Na próxima quinta (24), a frente fria se desloca em direção ao norte do estado, favorecendo a ocorrência de temporais isolados. Além disso, os ventos do quadrante sul devem intensificar com rajadas entre 50 e 70 km/h, sendo pontualmente superiores, especialmente nas áreas próximas à costa, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.
O avanço de ar polar na retaguarda do sistema, favorece ainda o declínio acentuado das temperaturas no período, especialmente entre quinta (24) e a sexta-feira (25), quando o tempo começa a melhorar de forma gradativa no estado com risco baixo a moderado para ocorrências como agravamento de doenças respiratórias e cardíacas em pessoas de grupos de risco, pessoas em situação de vulnerabilidade e animais domésticos.
A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.