Geral

Profissionais da saúde fazem manifesto por piso salarial nacional

Profissionais da saúde farão um manifesto pela aprovação do projeto de lei, em tramitação no Senado Federal, que institui o piso salarial nacional para as categorias profissionais de enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e parteira.

A manifestação ocorrerá neste sábado, 8, (véspera do Dia das Mães), das 8h às 9h30, na Avenida Getúlio Vargas, em Chapecó e consistirá de carreta e distribuição de material explicativo.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

A proposição sobre o piso nacional é matéria do Projeto de Lei 2564/20 de autoria do senador capixaba Fabiano Contarato, em debate na câmara alta do Congresso.

A enfermagem e suas atividades auxiliares colocam em risco a própria saúde para salvar vidas de outras pessoas, mas surpreendentemente continuam desvalorizadas por todo o Brasil. O reconhecimento popular da importância dessas categorias, infelizmente, não corresponde a remunerações dignas. É essa incoerência que este projeto pretende corrigir.

A proposta de piso salarial nacional para enfermeiros tem por referência o sétuplo do atual salário mínimo. Técnicos de enfermagem perceberão mensalmente pelo menos 70% desse valor referencial e auxiliares de enfermagem e parteiras, 50%.

Enquanto o mundo enfrenta o maior desafio sanitário deste século, o valor dos profissionais da saúde ficou ainda mais explícito e inquestionável. Pessoas de diversos países passaram a sair nas janelas e a aplaudir os verdadeiros heróis, aqueles que se colocam em risco diariamente para salvar vítimas da covid-19. Mas além de aplausos, eles merecem dignidade e respeito.

O PL 2564/20 também está em consulta pública. Quem está de acordo pode entrar no site do Senado (www.senado.gov.br) e votar SIM na pergunta VOCÊ APOIA ESSA PROPOSIÇÃO?

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios