
Cerca de três mil professores de Chapecó, da Rede Municipal, Estadual e Particular de Ensino, participaram nesta segunda (24) da palestra “Segurança escolar e o atirador ativo” com o palestrante Johnny Mascarenhas, especialista em segurança e ex-negociador do GATE – Grupo de Ações Táticas Especiais da PMESP. A atividade, promovida pela Administração Municipal, por meio da Diretoria de Segurança Pública e Secretaria de Educação, aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes e faz parte do pacote de ações para aumentar a segurança nas escolas.
Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS💰
O palestrante será Johnny Mascarenhas, orientou os professores e gestores das escolas sobre atitudes que devem ser tomadas em caso de ataque à escola, e destacou como os profissionais de educação, como primeiro interventor, como devem agir e pensar em momentos de crise e conflito. “As orientações repassadas aos professores têm como base as metodologias do FBI, com foco principal no preparo para agir caso algo aconteça”, explicou. Ele reforçou ainda que os pais e professores devem acompanhar o comportamento das crianças e adolescentes e ficar de olho no que eles estão visitando e acompanhando pela internet”, destacou.
O Diretor de Segurança Pública de Chapecó, Clovis Ari Leuze, comentou que o treinamento é para minimizar qualquer tipo de problema que venha ocorrer em escolas e o objetivo é melhorar a segurança das escolas e das crianças. “Os pais estão preocupados com a segurança dos filhos e os gestores públicos também estão preocupados com a segurança, por isso, as ações estão acontecendo”, disse.
A Secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo, enfatizou que com tudo que vem acontecendo nas escolas, os profissionais da educação precisam estar preparados para agir em um eventual acontecimento. “Na palestra os professores aprenderam sobre os princípios da alta defesa, coisas básicas que podem ser feitos em caso de um ataque, seja evacuação, como se esconder ou se defender, ou ainda como acionar as forças de segurança”, disse.
Treinamento
Depois da atividade desta segunda-feira com os professores, os treinamentos e capacitações seguem em Chapecó. De terça-feira (25) à sábado (29), dez guardas municipais participarão de Curso de Gerenciamento de Crise, com 54 horas de treinamento. A capacitação será com Johnny Mascarenhas, na Diretoria de Segurança Pública. Uma das atividades será elaboração de plano de ação para casos de ataque.