
O projeto “Diagnóstico ambiental da microbacia do Lajeado São José: bioindicadores, uso de solo e divulgação científica”, desenvolvido em parceria entre a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) e a Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó), foi selecionado para integrar uma publicação da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.
O trabalho está publicado no livro Contribuição das Ciências Ambientais para a COP-30 na Amazônia: Enciclopédia de Boas Práticas, publicado pelo Portal de Livros Abertos da USP.
A obra reúne mais de 60 experiências de ensino, pesquisa, inovação e extensão alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, com o objetivo de subsidiar debates e inspirar ações na COP 30, que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA). A Casan é a única companhia de saneamento a integrar a publicação, assim como a pesquisa é a única do Oeste Catarinense presente na obra de boas práticas.
O projeto financiado pela Casan teve duração de 12 meses e permitiu análises detalhadas sobre o contexto ambiental do principal manancial de abastecimento de Chapecó. O estudo possibilitou o mapeamento das áreas mais degradadas da microbacia do Lajeado São José, orientando a priorização de ações do Projeto Mata Ciliar, também financiado pela Casan e executado pelo Consórcio Iberê.
“Esse mapeamento transforma dados em decisão de gestão, direcionando recursos para onde geram maior retorno ambiental e mitigam riscos ao abastecimento. Com base nos dados, atualmente temos diversas áreas que recebem recursos do Projeto Mata Ciliar, para recuperação de áreas de Preservação Permanente”, informa a bióloga da Casan Karling Fernanda Schuster, que incorporou os dados da pesquisa à sua tese de doutorado. “É um trabalho que demonstra o potencial da Companhia em integrar ciência e operação. Essa integração fortalece o uso de dados científicos conectados a metas operacionais de qualidade da água, reforçando compliance, eficiência e tomada de decisão baseada em evidências.”, complementa.
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Para o professor da Unochapecó e coordenador do projeto, Renan Rezende, o reconhecimento reforça a importância da pesquisa como instrumento para a governança sustentável dos recursos hídricos. “A inclusão desta experiência em uma obra de referência internacional é um marco não apenas para a Casan e para a Unochapecó, mas para toda a região. Ela demonstra como ciência e gestão podem caminhar juntas, ao mesmo tempo em que indica a importância de projetos de monitoramento ambiental de longa duração para assegurar decisões cada vez mais precisas e eficazes.”
A obra está disponível no Portal de Livros Abertos da USP:
https://www.livrosabertos.
Para visualizar a experiência da Casan/Unochapecó, procure o Cluster 11, página 100
Dados da pesquisa executada pela Unochapecó (acima) são subsídios para o Projeto Mata Ciliar (abaixo), que permite a recuperação de áreas de preservação permanente ao longo de cursos d´água na Região Oeste.