
O Oportuniza Chapecó, programa ofereceido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria da Família e Proteção Social, formou 25 alunos nesta terça (9), nos cursos de Confeitaria, Jardinagem e Processamento de Frango. O ato aconteceu no auditório da Prefeitura e reuniu alunos, familiares, autoridades e comunidade.
O Diego Cristiano Soares, do bairro Paraiso, fez o curso de Confeitaria. Para ele, foi uma oportunidade para aperfeiçoar as habilidades na área de salgados, agora também no trabalho com os doces. “É uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Com o conhecimento adquirido, posso abrir meu negócio ou trabalhar em algo no ramo. Estou muito feliz e vou continuar estudando”, afirmou.
A Susana Kaminski, do Distrito de Marechal Bormann, fez o curso de Jardinagem. Para ela, uma oportunidade para conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho e ainda cuidar das plantas em casa. “Hoje eu tenho um outro olhar para as plantas e os cuidados com elas. Tanto em casa, quanto no trabalho, eu consigo colocar em prática os conhecimentos adquiridos”, destacou.
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Sergio Ribolli, coordenador do Programa Oportuniza Chapecó, destaca que o programa surgiu em 2022, que já qualificou mais de 700 chapecoenses e que sempre teve o apoio do SENAI, SENAC, SENAR e SEBRAE. “O objetivo do programa é oferecer qualificação profissional, visando prepara os usuários da Assistência Social para o mercado de trabalho e buscar mudanças de vida”, enfatizou.
O prefeito João Rodrigues destacou que o mercado de trabalho está aquecido, e quem tiver qualificação e vontade de crescer, consegue excelentes oportunidades. “A prefeitura oferece os cursos gratuitamente e consegue inserir as pessoas no mercado de trabalho. isso traz uma melhor qualidade de vida e oportunidades que transformam vidas”, afirmou.
Para 2024, o Oportuniza Chapecó está com as inscrições abertas para 34 turmas que irão atender cerca de 680 alunos.
Os formandos no curso de Curso de Confeitaria foram: Berline Brus, Diego Cristiano Soares, Nelcy Zaboenco, Teresinha Pase, Uiara Jesus de Oliveira Lima.
Já no Curso de Jardinagem: Maricarmen Perez Duerto, Jackson Alexandre Gil Rodrigues, Estefani de Los Angeles Calzadilla Gonzales, Roseli Aparecida Fernandes dos Santos, Terezinha Aparecida Pedroso de Oliveira, Susana Kaminski Nassinger, Clarice Cardoso, Eliane Rodrigues dos Santos.
No Curso de Processamento de Frangos: Arlindo Rosa, Izabel Matiello, Iracema Batistim, Ivanez Detoffol, Jeronimo Scapinello, Solange Avila, Ursula Scapinello, Martha de Santana Telles, Rozangela de Fatima de Oliveira e Reani Maria Lorenzetti.