Blogs e Colunas

FINANÇAS PESSOAIS: Karini Reckziegel Paranhos

A riqueza e a simplicidade andam juntas!

Quem nunca ouviu a frase “ menos é mais ”? É esse o assunto que abordarei na coluna de hoje.

Podemos associar essa frase ao minimalismo financeiro. Que consiste em um jeito diferente de levar a vida, permitindo juntar dinheiro para gastar de uma forma mais consciente. É com esse estilo de vida que você conseguirá economizar para gastar com coisas que realmente farão a diferença em sua vida.

Na vida como nas compras temos prioridades. A grande sacada é focar no essencial, saber priorizar o que tem maior importância. Esqueça de dar foco somente no preço dos bens e serviços, comece a focar no valor que eles proporcionam para você.

Pois se gostar de A e levar B somente para gastar um pouco menos logo em seguida estará arrependido e nada contente com a compra realizada. Infeliz, saíra às lojas novamente para mais uma compra, para satisfazer esse vazio que ficou dentro de si. Com isso irá acumular “coisas” que no final ficarão jogadas sem utilidade, somente ocupando espaço e com o valor gasto poderia ter comprado o bem desejado, economizando tempo e dinheiro.

Esse comportamento é chamado de “economia burra”. Quando se opta somente pelo preço, geralmente a economia não dá certo. Claro é importante olhar o preço, ou melhor, fazer pesquisa de preço antes da compra.

Porém, o que deve cuidar na pesquisa de preços é a qualidade do que pretende adquirir. É preciso reconhecer que determinados gastos se tornam necessários quando se trata de qualidade, assim evitando despesas ainda maiores.

Muitas compras são feitas na ansiedade ou na compulsividade. Essas são com certeza as piores compras e provavelmente será uma compra que virá seguida de arrependimento tardio e muitas vezes sem volta.

Quando digo que a riqueza e a simplicidade andam juntas é verdade. A pessoa que escolhe a simplicidade faz suas compras pautadas no que irá trazer felicidade para ela e para os seus, sem se preocupar com a opinião de outrem. Nesse momento ela está economizando, pois faz uma compra sensata e sem arrependimentos, estando focada no que realmente precisa.

Comprando certo você economiza dinheiro e tempo. Nos dias atuais tempo é dinheiro para maior parte da população ativa do país.

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios