DestaqueEducação

EPC Cyro Sosnosky desenvolve projeto sobre horta, aromas e sabores

Na Escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky, localizada no bairro Efapi em Chapecó, um projeto está transformando a forma como as crianças do 1º ao 5º ano enxergam a alimentação. Intitulado “Horta, Aromas e Sabores”, o projeto integra diferentes áreas do conhecimento por meio do cultivo de hortaliças, alimentação saudável e práticas sustentáveis.

Idealizado pelos professores Adriana Moraes Mota Pires, Anderson de Abreu, Daiane Prado da Rosa, Ieda Marlise Homrich, Eliziane da Silveira Ugolini e Marcos Antônio Benvegnu, o projeto vai muito além da horta escolar. Ele envolve atividades práticas, artísticas e pedagógicas que despertam a consciência ambiental, o trabalho em equipe e hábitos mais saudáveis entre os estudantes.

Uma das ações de destaque foi a encenação da história “O grande Rabanete”, organizada pela turma do 3º ano e apresentada para outras turmas da instituição. “Através da história, trabalhamos a importância do cuidado com a planta e também mostramos que ninguém faz nada sozinho. A gente precisa um do outro para que o trabalho se desenvolva e seja bem feito, com carinho e amor”, explica a professora Adriana Moraes Mota Pires.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

A escola também firmou parceria com a Secretaria de Agricultura de Chapecó, e recebeu o agrônomo Milton César Coldebella, que explicou às crianças sobre germinação, compostagem e produção de adubo para a horta.

“Nós tivemos como foco a horta de subsistência. Então, nós viemos na horta com as crianças, viramos a terra, preparamos ela e colocamos todo o carinho e amor. Depois que nós havíamos plantado, o agrônomo veio para nos ensinar como acontece compostagem e onde deve estar o resíduo”, complementa Adriana.

Além de promover uma alimentação mais consciente, o projeto também reforça o aprendizado em diferentes áreas do conhecimento. “Nós conseguimos desenvolver o português, com a escrita e identificação das hortaliças que plantamos e as informações sobre elas, a matemática, quando trabalhamos o perímetro. A própria questão de compreender como era o processo de germinação’, conclui a professora.

A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, parabenizou os professores pela proposta, destacando a importância das ações para o desenvolvimento integral dos estudantes. “Projetos como esse ensinam, desde cedo, a importância de uma alimentação saudável e os cuidados envolvidos em todo o processo, desde o plantio até o alimento chegar à nossa mesa. Além de promover o aprendizado dentro da escola, essas ações também alcançam as famílias, fortalecendo hábitos mais conscientes no dia a dia. Parabéns aos professores pelo excelente trabalho desenvolvido!”, afirma.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios